Carro que se conduz sozinho testado em Oxford

(VÍDEO) Um carro capaz de se conduzir sozinho foi mostrado ao público num evento da Universidade de Oxford. Os engenheiros e investigadores responsáveis pelo projeto procuram produzir réplicas de baixo custo que possam circular legalmente as ruas de Inglaterra.

Veja aqui o test drive do "auto-carro" realizado pela BBC:

O veículo é uma versão modificada de um Nissan Leaf e está programado para assumir o controlo da condução, dirigindo-se sozinho com a ajuda de um mapa tridimensional com as rotas de Oxford e Woodstock.

O carro robótico utiliza uma série de sensores, incluindo câmaras e lasers, que lhe permitem saber a sua localização exata (como faz um GPS), sentir a presença de outros veículos na estrada e tomar uma ação evasiva, se necessário, evitando o acidente

Para o sistema funcionar precisa apenas reconhecer um percurso feito com alguma frequência (como, por exemplo, uma viagem até ao trabalho ou até à escola). Quando o computador tem dados suficientes, perguntar ao condutor se pode assumir o controlo do veículo.

O carro ainda não tem autorização para andar na estrada, mas Paul Newman, chefe do grupo de robótica móvel na Universidade de Oxford e responsável pelo projeto, afirma que "não há nenhuma barreira legal explícita que proíba a sua circulação". No entanto, crê que ainda vai demorar, pelo menos 15 anos, até que os "auto-carros" se tornem tão comuns na estrada como os outros veículos.

"Neste momento, a instalação do sistema custa perto de 5000 dólares, estamos a trabalhar para baixar o preço para os 100", diz Newman.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG