Astronautas do Discovery concluem bem 1.ª saída espacial

Dois astronautas concluíram na segunda-feira com sucesso a primeira das duas saídas espaciais previstas na última missão do Discovery, a nave espacial mais antiga em órbita na Estação Espacial Internacional desde sábado, informou a NASA.

Segundo a agência AFP, Steve Bowen, 47 anos, e Alvin Drew, 48, voltaram à câmara de descompressão da Estação, terminando oficialmente a sua saída espacial de seis horas e 34 minutos, às 22.00. A segunda saída da missão está prevista para quarta-feira e vai ser realizada pelos mesmos astronautas. Durante a sua excursão espacial de segunda-feira, os astronautas conseguiram realizar todas as tarefas sem dificuldades, tendo instalado uma extensão eléctrica entre os dois módulos norte-americanos, Unity e Tranquility.

Este cabo vai permitir o acesso a uma fonte eléctrica de emergência e faz parte dos trabalhos de preparação para a instalação, hoje, do módulo de carga multifunções Leonardo no Unity. Os dois astronautas retiraram uma bomba defeituosa de 362 quilos que tinha sido substituída em Agosto de 2010, para a instalar numa plataforma. A bomba deverá depois regressar à Terra.

Com aterragem prevista para 07 de Março, a missão consiste na entrega de um módulo, peças de reposição e capacidade de armazenamento para a Estação Espacial, além do transporte do Robonaut II, o primeiro robô humanóide no espaço.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG