Queda do 'Skylab' há 30 anos foi caso mediático

Primeira estação orbital da NASA foi lançada em Maio de 1973. Os americanos perderam também essa batalha com a União Soviética, por apenas um mês. Depois de seis anos desabitada, a estação acabou por se despenhar

Durante semanas, o fim do Skylab, a primeira estação orbital da NASA, foi sendo anunciado - e parodiado. Houve quem fizesse dinheiro com chapéus anti-Skylab e um jornal de São Francisco ofereceu dez mil dólares à primeira pessoa que chegasse à redacção com restos do laboratório espacial.

Mas a dúvida persistia sobre o dia exacto em que a enorme casa do espaço entraria na atmosfera e os seus restos se despenhariam em Terra. Ou, mesmo, onde cairiam. Seria no oceano, num deserto sem vivalma ou sobre alguma cidade com milhões de pessoas? A resposta chegou no dia 11 de Julho de 1979. Completam-se hoje precisamente 30 anos.

Nos derradeiros dias de "vida" do laboratório espacial norte-americano, os controladores da NASA conseguiram entrar com sucesso no sistema de bordo da estação e dirigiram a sua queda para terreno seguro. Parte da estação mergulhou no Oceano Índico (foram feitos avisos prévios à navegação na zona) e uma outra parte despenhou-se numa região do Oeste da Austrália pouco habitada e sem causar danos pessoais.

O jornal San Francisco Examiner, que tinha oferecido dez mil dólares à primeira pessoa que chegasse à sua redacção com restos da estação, acabou mesmo por ter de desembolsar o dinheiro dias depois.

Stan Thornton , um jovem australiano, então com 17 anos, recebeu uma prenda inesperada do céu, quando pedaços da estação caíram sobre o telhado da sua casa. Bastou-lhe subir até lá, recolher esses pedaços e apanhar o primeiro avião para São Francisco. O jornal pagou-lhe o prémio.

Para além dos fait-divers e do acontecimento mediático, o Skylab, primeira estação espacial da NASA (também aí a então União Soviética ganhou a corrida, com a sua estação Almaz, lançada em Abril de 1973), foi um espaço para algumas das primeiras experiências científicas em órbita.

Lançado em Maio de 1973, o Skylab foi palco de três missões distintas: a primeira, entre 25 de Maio e 22 de Junho desse ano; a segunda, de 28 de Julho a 25 de Setembro, e a última de 16 de Novembro desse ano a 8 de Fevereiro de 1974. Depois, a estação foi abandonada e, finalmente, caiu em 1979.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG