Português preside comissão mundial que classifica bactérias

Milton Costa, investigador da Universidade de Coimbra, é o novo presidente da comissão mundial que classifica e faz a descrição de bactérias. É o primeiro português a ocupar o lugar.

Numa nota, a universidade informa que o professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia que vai estar à frente da Comissão Internacional Sistemática de Procariotas (bactérias) - International Committee on Systematics of Prokaryotes (ICSP) - da União Internacional de Microbiologia, "que reúne duas centenas de cientistas de todo o mundo e é responsável pela descrição, nomenclatura, classificação e agrupamento dos seres vivos, segundo sua filogenia (evolução)".

Milton Costa preside também à Comissão Científica Internacional do Instituto de Microbiologia Stephan Angeloff, associado ao Instituto Pasteur, em Sófia (Bulgária), e integra regularmente expedições internacionais dirigidas à busca de novos micróbios. Recentemente participou na missão MAMBA10, onde foi descoberto o primeiro micróbio que habita na zona mais profunda do Mar Mediterrâneo, a cinco mil metros de profundidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG