Plantas que melhoram a qualidade do ar de sua casa

Se para si as plantas servem apenas para decorar as divisões da casa, leia este artigo.  Mais do que isso, elas podem ajudar na sua saúde, filtrando as partículas perigosas que flutuam no ar.

Elizabete Monteiro, da florista Pequeno Jardim, em Lisboa, diz que "em cinco anos apenas uma ou duas pessoas perguntaram por plantas para limpar o ar".

No Jardim das Rosas (Bairro Alto), Mariana Seixas esclarece que tem à venda esse tipo de plantas, mas não com o propósito de melhorar o ambiente das casas: "Nunca me perguntaram por elas."

Apesar do desconhecimento geral, já há muito que se sabe que as plantas funcionam como filtros de ar, sendo bastantes úteis para tornar o ambiente dentro de casa mais saudável. A Agência Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos EUA, a NASA, dedica-se ao estudo das propriedades de limpeza do ar das plantas e já descobriu pelo menos 29 variedades de plantas decorativas capazes de absorver a poluição.

Existem inúmeras substâncias químicas dentro de casa libertadas pelas carpetes, pinturas, móveis, aparelhos de entretenimento... Em suma, os nossos organismos estão expostos diariamente a micro poluentes, uma vez que, em média, 90% do ar que respiramos provem de espaços fechados. Por isso é conveniente arejar a sua casa, ou local de trabalho, pelo menos dez minutos por dia. A introdução de plantas nesses espaços vai ajudar a melhorar a qualidade do ar ( e pode ser uma boa ajuda no Inverno, quando o tempo não permite o arejamento dos edifícios).

Segundo João Vilhena, especialista em fisiologia vegetal, as plantas absorvem as partículas poluentes de várias maneiras: "Podem capta-las pelos estomas, que são pequenos poros nas plantas, por meio da fotossíntese. Algumas captam pelas raízes. Depende do local onde evoluem e da concentração de materiais no ar." Segundo o especialista, as plantas adaptam-se ao ar que as rodeia, por isso "algumas captam melhor certos metais pesados, por exemplo" e até há investigadores que estão a tentar aumentar o poder de absorção dessas plantas para servirem de "indicadores da qualidade do ar".

Mas antes de começar a comprar plantas para tornar mais saudável o ambiente da sua casa, convém ver quais as que se adequam ao seu espaço. Por exemplo, se for fumador, uma dracena ou um clorofito são as opções certas. Caso seja um coleccionador de arte e tenha muitos quadros na sua casa, o conselho passa por decora-la com gerberas ou crisântemos. Se por outro lado for um maníaco pelas limpezas, os antúrios vão ajudar a manter o ar livre dos químicos dos detergentes.

Mas não precisa de transformar a sua casa numa selva. Normalmente chega colocar uma por cada dez metros quadrados. Além disso, o excesso de plantas pode ter o efeito contrário ao pretendido, devido ao excesso de humidade.

Por último, trate bem delas. Plante-as numa boa terra e espere uma semana para elas se adaptarem ao ambiente, altura em que começam a "despoluir". Depois é fazer a manutenção e limpar a planta para o filtro natural não "entupir".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG