O universo inteiro num computador

Equipa internacional de investigadores produziu modelo virtual do cosmos em 3D e com alta definição, que é o mais completo de sempre

Tem imagens deslumbrantes, é muito fiel à realidade e permite ao mesmo tempo um olhar global e detalhado sobre a evolução do cosmos, o que é uma novidade. É isto que dizem os astrónomos que conceberam o primeiro modelo virtual em 3D e de alta definição do universo, que é também o mais completo de sempre. Vantagem especial: a qualquer momento é possível fazer pause num qualquer buraco negro ou numa galáxia para os estudar.

Para chegar aqui, a equipa do astrofísico Mark Vogelsberger, do Centro de Astrofísica MIT/Harvard-Smithonian, nos Estados Unidos, em colaboração com investigadores do Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberga, na Alemanha, desenvolveu durante cinco anos o programa Illustris. Foi esse programa que permitiu agora concretizar o universo virtual, que se inicia na tenra idade de 12 milhões de anos e que evolui até à atualidade, passados 13 mil milhões de anos.

Leia mais pormenores no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG