Lisboa é estrela de cartaz em imagem de satélite europeu

O Sentinel-1A captou em outubro passado a imagem que hoje foi divulgada pela agência espacial europeia ESA

Vista do espaço, pelo satélite Sentinel-1A, o primeiro de uma constelação que será o sistema europeu Copérnico, para observação ambiental da Terra, Lisboa é assim. A imagem foi captada a 8 de outubro do ano passado e divulgada hoje pela agência espacial europeia ESA, que lhe dedicou também o seu programa de video Earth from Space (A Terra Vista do Espaço).

Na imagem captada por radar, são visíveis o estuário do Tejo, a Ponte 25 de Abril, a Península de Setúbal, a cidade de Lisboa e toda a ocupação humana envolvente, bem como os relevos a norte da capital e os retângulos de campos agrícolas a sudeste.

"A vir do canto superior direito está o rio Tejo, o maior rio da Península Ibérica, que se estende ao longo de mais de mil quilómetros. Na imagem podemos ver o final da viagem: o desaguar no Atlântico, em Lisboa. Com extensos lodaçais, salinas, canaviais, e salinas artificiais, [o estuário] é importante para cerca de 16 espécies de aves aquáticas, numerosas espécies de aves nidificantes e a lontra europeia", lê-se no site da ESA.

O segundo satélite do sistema europeu Copérnico, o Sentinel-1B, tem lançamento previsto para a primavera, seguindo-se ainda este ano de acordo com a agenda prevista, os Sentinel-2 e 3.

Com o Copérnico, a Europa pretende ter um sistema próprio para observação do ambiente terrestre, oceânico e atmosférico, capaz de providenciar serviços de monitorização, de segurança e de emergência.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG