Investigadores recriam a música da Grécia Antiga

A descoberta de fragmentos de letras leva a estudos académicos e está a ajudar a tocar e descobrir a música da Grécia Antiga.

A música da Grécia Antiga, que não era reproduzida há milhares de anos, está a ser redescoberta por um grupo de investigadores académicos com base em textos clássicos, segundo conta hoje a BBC.

David Creese, da Universidade de Newcastle, construiu um instrumento de cordas capaz de tocar essas músicas. Veja um vídeo em que Creese toca uma melodia de uma canção de 200 d.C.:

"Imaginem que daqui a 2500 anos tudo o que tenha sobrado dos Beatles e das óperas de Mozart e Verdi tenham sido as letras e não a música. Imaginem se pudéssemos reconstruir a música, redescobrindo os instrumentos que a tocaram e ouvir novamente a letra na sua composição original, como seria incrível", disse à BBC Armand D'Angour, um músico e professor em Artes Clássicas na Universidade de Oxford, em Inglaterra.

D'Angour e um grupo de investigadores académicos estão a reconstruir a música da Grécia Antiga através da descoberta de letras de canções há muito perdidas. Os instrumentos já são conhecidos através de pinturas e descobertas arqueológicas e permitem desse modo estabelecer uma relação entre o timbre e as notas com as letras das canções.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG