Quantas bactérias há num beijo?

Cientistas holandeses fizeram um estudo e descobriram quantos milhões de bactérias são trocados num só beijo de dez segundos.

Quantas bactérias se trocam num beijo? Um estudo publicado na revista Microbiome mostra que num beijo de 10 segundos o número de micróbios transferidos chega aos 80 milhões.

Um equipa da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO) dedicou-se a esta questão. Depois de analisar a microflora da boca de 21 casais e de questionar os casais sobre os seus hábitos, a equipa concluiu que os casais que se beijam, em média, nove vezes ao dia possuem uma composição bacteriana muito similar.

Apesar disso, os cientistas afirmam que esses microorganismos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Os cientistas holandeses contam ainda que os beijos, ou pelo menos o contacto boca a boca, não são exclusivos dos humanos: tem sido observado numa grande variedade de animais, incluindo peixes e aves e é importante para avaliar a capacidade física e a aquisição de alimentos. No entanto, o beijo mais íntimo, aquele que envolve a língua e a troca de saliva, é um comportamento único dos humanos. Este é comum em mais de 90% das culturas conhecidas.

Ricardo Paes Mamede

Benefícios fiscais para quê e para quem

São mais de 500 os benefícios fiscais existentes em Portugal. Esta é uma das conclusões do relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais (GTEBF), tornado público na semana passada. O número impressiona por uma razão óbvia: um benefício fiscal é uma excepção às regras gerais sobre o pagamento de impostos. Meio milhar de casos soa mais a regra do que a excepção. Mas este é apenas um dos alertas que emergem do documento.

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la no ensino superior

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.