Portuguesa integra lista de jovens inovadores da MIT Review

Maria José Pereira, de 28 anos, é a primeira portuguesa a integrar esta prestigiada seleção anual

Durante o seu doutoramento no âmbito do programa MIT Portugal Maria José Pereira inventou um biomaterial que funciona como uma cola e que pode ser usado para corrigir defeitos cardíacos em recém-nascidos com uma pequena cirurgia e muito mais simples do que os actuais procedimentos cirúrgicos. Agora a jovem cientista de 28 anos foi nomeada pela MIT Tecnhology Review como uma dos 35 inovadores com menos de 35 anos de 2014. É a primeira portuguesa a integrar esta lista anual da publicação internacional, que procura antecipar os fazedores da tecnologias transformadoras do futuro.

A jovem cientista portuguesa desenvolveu o seu adesivo biocompatível em colaboração com uma equipa de cirurgiões do Brigham and Womens' Hospital, em Boston e conseguiu demonstrar que o seu novo biomaterial funcionava no interior do coração activo de ratos. Depois disso passou a integrar a start up GeckoBiomedical, onde coordena a área de Tecnologias de Adesão e a empresa conseguiu recentemente um financiamento de oito milhões de euros para levar a nova tecnologia ao mercado, o que deverá acontecer nos próximos dois a três anos.

Na lista dos nomeados deste ano, a jovem portuguesa está integrada na categoria dos Inventores e o facto de a sua cola biocompatível ter enorme potencial para ser usada noutras partes do corpo, simplificando as cirurgias pesadas e invasivas que atualmente ainda são necessárias, terá também pesado da escolha do júri.

"É uma honra integrar a lista de Inovadores com menos de 35 anos. Esta distinção reconhece o caráter inovador da plataforma tecnológica que estamos a desenvolver e o seu potencial para alterar o modo como a cirurgia minimamente invasiva é realizada, " afirma Maria José Pereira, citada num comunicado do programa MIT Portugal . "Este trabalho", sublinha, " foi possível dada a colaboração de uma equipa multidisciplinar que olhou para este problema de diversos ângulos".

Entre os anteriores nomeados de anos anteriores da MIT Tecnhology Review, estão nomes como os de Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, ou ainda o de Mark Zuckerberg, criador do Facebook.