Estrela mais antiga do Universo revela a sua idade

Com a ajuda do telescópio Hubble, uma equipa de astrónomos da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos EUA, descobriu a idade da que até agora se considera a estrela mais antiga de que existe conhecimento.

Os investigadores creem que a estrela tem cerca de 14 500 milhões de anos - com uma margem de erro de mais ou menos 800 milhões de anos - o que, à primeira vista, a tornaria mais antiga do que o próprio Universo, cuja idade está calculada em aproximadamente 13 800 milhões de anos, causando um dilema no mundo científico. No entanto, estimativas anteriores, calculavam que a estrela teria ainda mais anos, cerca de 16 000 milhões, o que constituiria um problema ainda maior.

Esta estrela, catalogada como HD 140283, é conhecida há mais de um século devido ao seu rápido movimento sobre o céu e pode ser vista com binóculos, sendo o objeto de sete graus de magnitude na constelação Libra, ou Balança.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".