Este brinquedo dos anos 80 vai voltar... mas com realidade virtual

O View-Master deixa de mostrar apenas imagens 3D, e passa a dar entrada em experiências de realidade virtual.

A Mattel e a Google juntaram-se para trazer de volta um brinquedo icónico dos anos 1980, o View-Master. Mas agora, em vez de ser usado para ver imagens 3D estáticas, o View-Master vai ser um aparelho de realidade virtual que funciona através do smartphone. Um pouco como o Google Cardboard, o novo View-Master inspira-se ainda nas rodas de slides do antigo, mas com um uso diferente.

Onde antes encaixavam as rodas que permitiam ver diferentes imagens em 3D no View-Master, agora os utilizadores vão colocar os seus smartphones, que, com uma aplicação dedicada, permitem entrar numa experiência de realidade virtual.

Olhando para os discos, que se chamam "experience disks", através do View-Master, veem-se imagens a sair deles que dão entrada nos mundos criados pela Mattel, apropriados tanto para crianças como para adultos. Também vai ser possível usar o View-Master sem os discos, mas é nestes que veem as aventuras de realidade virtual oficiais criadas pela Mattel.

O novo View-Master vai estar disponível este outono, e segundo o site especializado Gizmodo, vai custar cerca de 30 dólares (26 euros).