Como seria o mundo se os países tivessem tamanhos proporcionais à população?

Neste planisfério, o tamanho dos países é definido pela sua população: veja como o Canadá quase desaparece e a Índia ocupa uma porção muito maior do espaço.

Em 2015, a Índia tem 1,3 mil milhões de habitantes, enquanto o Canadá tem apenas 35,6 milhões. A diferença abismal é impossível de ver num planisfério normal, que mostra as nações de acordo com o espaço que ocupam no planeta. Mas um utilizador do site Reddit, cujo nome de utilizador é TeaDranks, experimentou fazer uma visualização da Terra se o tamanho dos países se definisse pela sua população.

O mapa, que se pode ver em alta definição aqui, já mostra o Canadá como uma pequena linha, e a Índia como a superpotência populacional que é. A Rússia torna-se um país pequeno, mais pequeno do que o Japão ou a Indonésia, cujos arquipélagos se estendem para comportar as suas populações.

É possível também ver marcadas, na versão do mapa em alta definição, as populações de algumas cidades - Tóquio, por exemplo, ocupa mais espaço no mapa do que a Austrália.

O mapa foi inspirado por um outro, datado de 2005, e é possível ver algumas diferenças fundamentais nos 10 anos que separam os dois mapas. A Índia, por exemplo, ganhou duzentos milhões de habitantes em apenas dez anos, o que equivale aproximadamente à população do Brasil.

Ler mais

Exclusivos