Google vai vigiar pesca ilegal

Milhares de barcos de pescas serão vigiados em tempo real. Pesca ilegal rende cerca de 20 mil milhões de euros.

O gigante tecnológico Google anunciou hoje que vai monitorizar milhares de barcos de pesca em tempo real, prometendo dar um contributo importante contra a pesca ilegal, que rouba à economia cerca de 20 mil milhões de euros por ano.

A ferramenta interativa permite acompanhar a deslocação dos barcos de pesca, e foi desenvolvida em conjunto com os ativistas ambientais da SkyTruth e da Oceana, e foi apresentada no World Parks Congress, em Sydney, na Austrália.

"A combinação de computorização na 'cloud' e dados massivos está a permitir a criação de novas ferramentas para visualizar, perceber e potencialmente melhorar" o combate à pesca ilegal, disse o responsável do departamento da Google 'Earth Outreach and Oceans'.

Esta ferramenta informática usa os dados da rede Sistema de Identificação Automático, que apanha os sinais de GPS enviados pelo barco de pesca para mapear os seus movimentos.

O protótipo já identificou cerca de 3 mil barcos, devendo ser possível, mais tarde, que qualquer pessoa aceda a estes dados através da internet.

"Muito do que acontecia no alto mar era invisível, e isso tem sido uma barreira ao conhecimento e à divulgação para o muindo do que estava em causa para o oceano", resumiu o presidente e fundador da SkyTruth, John Amos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG