Evolução das grandes cidades a caminho do futuro

Investigadores prepararam estudos e vídeos que demonstram o aumento populacional em 120 cidades nos últimos 200 anos. Objetivo é alertar para a necessidade de preparar o futuro.

O projeto de urbanização preparado por investigadores da universidade de Nova Iorque e do instituto Lincoln mostra o passado, mas a pensar no que é necessário fazer para preparar as cidades para o esperado aumento de população nos próximos anos. Em 2050, dois terços da população deverá viver nos grandes centros urbanos.

O estudo revela como é que 120 cidades cresceram, sendo que foram feitos vídeos sobre esse aumento de população sobre 30 cidades, como São Paulo, Paris, Londres ou Joanesburgo.

"O que nós conseguimos demonstrar é que houve uma expansão inacreditável", afirmou ao site Fast Company Shlomo Angel, investigador da universidade de Nova Iorque. Explicou ainda que a ideia surgiu após várias reuniões com presidentes das câmaras de várias cidades que apontavam para projeções de crescimento populacional de 25%. Angel dizia-lhes que as previsões eram incorretas e que a aumento seria duas ou três vezes maior. Ao perceber que não acreditavam, resolveu começar a recolher dados que pudessem convencer os políticos.

"As cidades crescem a nível de população e ninguém pode fazer nada contra isso", salientou Angel, que espera que este projeto possa contribuir para preparar melhor as cidades para acomodar as mais de duas mil milhões de pessoas que vão chegar aos centros urbanos até 2050.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG