Estão todos convidados a batizar exoplanetas

A União Astronómica Internacional, que atribui os nomes aos astros, abriu pela primeira vez essa possibilidade ao público a nível mundial

Mais certo é que o nome Pandora, o luxuriante planeta de Avatar, não esteja disponível e o mesmo para Alderaan, da saga Star Wars. Mas não há de faltar a criatividade aos que quiserem participar na escolha dos futuros nomes de 30 exoplanetas. Isso vai ser possível em breve, na Internet, num concurso mundial promovido pela União Astronómica Internacional (IAU, na sigla inglesa), que tem a seu cargo a atribuição dos nomes aos astros.

Esta é a primeira vez que a IAU abre ao público a possibilidade de participar nesta decisão, e a escolha dos exoplanetas, para a iniciativa, esses mundos longínquos que acendem a imaginação, pode até torná-la mais participada. Quando anunciou o concurso, esta quarta-feira, a organização apresentou-o como "uma resposta ao interesse crescente do público em participar nas descobertas na astronomia". Como em tudo, há quem concorde, e quem pense que é um erro. Mesmo entre os astrofísicos.

Leia mais pormenores no e-paper do DN

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG