Estação Espacial Internacional capturou cápsula Dragon
O braço robótico da Estação Espacial Internacional (EEI) capturou hoje a cápsula Dragon quando ambos viajavam a mais de 27.700 quilómetros por hora, tornando a SpaceX a primeira empresa privada a enviar um veículo à estação orbital.
"A captura foi confirmada", anunciou a NASA, antes de ter início a segunda fase da operação para reunir a Dragon, que transporta alimentos, abastecimentos e outros materiais, para a EEI.
"Parece que apanhámos um dragão pela cauda", disse o astronauta americano Don Pettit, que operava o braço robótico da estação.
Os dois veículos espaciais, no momento da acoplagem, viajavam a cerca de 402 quilómetros de altitude, sobre o Noroeste da Austrália, disse a NASA.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
De acordo com a Space X, o próximo passo, a decorrer ainda hoje, é aproximar a cápsula Dragon da EEI, para descarregar a carga nos próximos dias.
A Dragon tornou-se o primeiro veículo privado a acoplar à estação orbital, recuperando assim o acesso dos Estados Unidos à EEI, depois de Washington ter retirado de serviço a frota de vaivém espaciais, em 2011.
Desde então, só a Rússia, o Japão e a Europa é que tinham veículos espaciais capazes de abastecer a EEI.