Encontrado planeta similar à Terra próximo do sistema solar

Uma equipa de astrónomos europeus descobriu um planeta, com uma massa um pouco maior que a Terra, que orbita uma estrela no sistema Alfa Centauri, o mais próximo do nosso sistema solar, informou a Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Sul (ESO)

Trata-se de um exoplaneta, refere o jornal espanhol El Mundo. O mais leve descoberto até agora em redor de uma estrela semelhante ao Sol e foi detetado pelo instrumento Harps, instalado no telescópio de 3,6 metros situado no Observatório La Silla, no norte do Chile.

De acordo com Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, este é o primeiro planeta com uma massa similar à da Terra descoberto em redor de uma estrela semelhante ao Sol. Acrescenta, no entanto, que por orbitar muito perto da sua estrela "deve ser demasiado quente para ter vida tal como a conhecemos, mas é possível que faça parte de um sistema em que haja mais planetas".

Depois de quatro anos de observações, "este resultado representa um enorme passo rumo à deteção de um gémeo da Terra na vizinhança imediata do Sol. É uma descoberta extraordinária", salientou o cientista.

Alfa Centauri B é uma das estrelas mais brilhantes dos céus austrais e do sistema estelar mais próximo do nosso sistema solar, a apenas 4,3 anos-luz de distância.

O Alfa Centauri é um sistema estelar triplo, com duas estrelas semelhantes ao Sol - Alfa Centauri A e B -, orbitando próximas uma da outra, e uma estrela vermelha mais distante, batizada como Próxima Centauri

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG