Discovery entra em órbita terrestre para última missão

A nave espacial Discovery entrou hoje em órbita terrestre, oito minutos e meio depois do seu lançamento na Florida, nos Estados Unidos, com seis astronautas a bordo, naquela que é a sua última missão espacial.

Pouco antes, o reservatório externo descolou-se para regressar à atmosfera onde se deve desintegrar, refere a agência AFP. O vaivém Discovery foi lançado às 16:53 (21:53, na hora de Lisboa) a partir do Centro Espacial Kennedy, próximo do Cabo Canaveral, na Florida.

Os dois foguetes propulsores que garantiram 80 por cento do impulso nos dois primeiros minutos de subida da nave separaram-se, como previsto, tendo caído no Oceano Atlântico, de onde serão recuperados. Nesta altura, a nave seguia a mais de 2600 quilómetros por hora, tendo atingindo os 28330 quilómetros por hora passados oito minutos e 29 segundos após o seu lançamento.

Uma vez em órbita a 225 quilómetros acima da Terra, o Discovery vai dirigir-se para a Estação Espacial Internacional, a 350 quilómetros de altitude, onde deverá chegar no sábado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG