Componente orgânico descoberto em Marte

A sonda Curiosity detetou numa amostra de solo de Marte um componente orgânico simples que pode ser originário do planeta, afirmaram hoje os responsáveis científicos da missão de exploração da agência espacial norte-americana.

"Uma das substâncias testadas é um componente orgânico à base de carbono e pode ser um dos ingredientes para o aparecimento de vida", afirmou Paul Magaffy, do centro Goddard da NASA.

No entanto, não há "nenhuma confirmação sobre a existência de materiais orgânicos em Marte", frisou Goddard, acrescentando que a sonda vai continuar a pesquisar as redondezas da cratera de Gale, onde a Curiosity se instalou a 6 de agosto.

"Embora a sonda tenha detetado um componente orgânico, ainda falta demonstrar que ele é originário de Marte", salientou John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, responsável pela missão científica da sonda.

Grotzinger explicou que "materiais cósmicos de origem orgânica caem nas superfícies de todos os planetas de tipo terrestre" no sistema solar, sugerindo mesmo que o componente em causa pode mesmo ter sido levado para Marte pela própria sonda.

"Falta ainda resolver a questão mais complexa: saber se se trata de material biológico", indicou ainda, sublinhando a "baixa probabilidade de encontrar sinais de vida ou mesmo algum componente orgânico nas rochas" do planeta.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG