Verdes de acordo com proibição de eólicas na Peneda-Gerês


O Partido Ecologista os Verdes manifestou hoje aos responsáveis do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) a sua concordância quanto à futura proibição de eólicas no interior da área protegida, disse fonte partidária.

Júlio Sá afirmou à Lusa que "Os verdes" apoiam a proposta de proibição contida no novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional, frisando que o partido espera que o Ministério do Ambiente não volte atrás na medida.

"Há pressões de lóbis de agentes económicos e de autarquias para a instalação de eólicas no Parque que não tiveram efeito junto da direcção do Parque, pelo que se espera que o Governo também não ceda", afirmou.

Uma delegação do partido foi hoje recebida na sede do Parque Nacional em Braga pelo director do PNPG Lagido Domingues, para conhecer em detalhe as propostas contidas no Plano, cuja discussão pública terminou a 02 de Dezembro.

Júlio Sá referiu-se às queixas de alguns municípios e freguesias - nomeadamente dos Arcos de Valdevez e da Ponte da Barca - sobre o facto de a proibição prejudicar os residentes, dizendo que o Governo "tem obrigação de compensar as pessoas que vivem em reservas naturais".

"Os Verdes" manifestaram, ainda, a sua concordância com as medidas de restrição de acesso a zonas de protecção ambiental - que não abrangem os residentes e a pastorícia - argumentando que "faz todo o sentido limitar o acesso indiscriminado de grupos de pessoas, do turismo de massas ou de excursão, em zonas de grande sensibilidade para a fauna e a flora".

Os ecologistas dizem que "vêm de boa-fé o trabalho da equipa que elaborou o Plano de Ordenamento", mas consideram "inadequado" que o Parque exija taxas aos moradores para lhes aprovarem um projecto ou uma exploração económica.

Consideram que o período de discussão pública "poderia ter sido maior" e discordam do modelo de organização dos parques e reservas ambientais do Norte, considerando que não tem sentido que o director nortenho esteja sedeado no Parque Nacional em Braga e tenha a seu cargo parques em Esposende, Vila Real e Bragança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG