Quanto tempo aguenta o planeta com tanta população? Universidade de Évora dá pistas

Aplicação gratuita mostra em tempo real o crescimento da população no mundo e em Portugal e todos os recursos que consumimos.

"O Tempo Está a Contar", avisam os alunos do Centro Ciência Viva de Estremoz, da Universidade de Évora, que criaram um contador em tempo real que mostra o crescimento populacional da Terra e de Portugal e os recursos consumidos a cada segundo.

Veja o contador neste site, onde pode também descarregar o programa, de utilização gratuita.

Todos os dias há mais 225 mil novos habitantes no planeta, escrevem os criadores do programa. O que significa que "o número de pessoas que morreu em 3 anos de guerra na Síria é 'reposto' em pouco mais de 1 dia. Todos os mortos na Primeira Guerra Mundial são 'renovados' em menos de 3 meses... Para 'substituir' os mortos da Segunda Guerra Mundial bastam menos de 9 meses!", lê-se na descrição do site.

"Evidentemente que o horror das guerras não pode ser traduzido pela aritmética pois ficam de fora os aspetos éticos e morais. No entanto têm o mérito de, na sua frieza mostrar os factos... E todas estas pessoas consomem...", alertam os cientistas.

A pressão sobre os recursos do planeta não para de subir, como se pode ver no site, que calcula dados como o consumo de petróleo e carvão, o consumo de carne e de pasta de papel ou o número de garrafas de plástico produzidas, bem como a concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

É também contabilizado um dado, no mínimo, simbólico: o número de crianças que morre no mundo por consumo de água poluída. Um valor que cresce a cada minuto.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG