Muro de gelo de nove metros destrói várias casas

Foi declarado o estado de emergência na comunidade de Ochre Beach, em Manitoba, Canadá, depois de um muro de gelo com cerca de nove metros ter destruído 12 casas e danificado outras 15.

O muro terá sido provocado por fortes rajadas de vento, que terão empurrado enormes blocos de gelo de Dauphin Lake, localizado a 20 quilómetros da área, até à zona residencial.

As casas foram evacuadas e até ao momento ainda não foram registados feridos.

Em declarações à Winnipeg Free Press, Clayton Watts, uma testemunha, contou que tudo aconteceu em cerca de 10 minutos. "Parecia um comboio de carga", disse.

Doud David, morador de uma das casas destruídas, afirmou que ouviu o gelo e, em menos de 5 minutos, viu-o quando este já estava muito próximo, acabando por destruir a sua casa de dois andares.

Os moradores e voluntários do local foram autorizados a regressar ao local, tendo já começado a retirada do gelo das casas consideradas estáveis.

Em 2011, esta mesma zona foi afetada por uma série de cheias, deixando várias pessoas desalojadas. "Estas pessoas estão arrasadas. A maioria deles só pôde regressar às suas casas recentemente e agora aconteceu isto, estão devastados", recordou Clayton Watts.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG