Muro de gelo de nove metros destrói várias casas
Foi declarado o estado de emergência na comunidade de Ochre Beach, em Manitoba, Canadá, depois de um muro de gelo com cerca de nove metros ter destruído 12 casas e danificado outras 15.
O muro terá sido provocado por fortes rajadas de vento, que terão empurrado enormes blocos de gelo de Dauphin Lake, localizado a 20 quilómetros da área, até à zona residencial.
As casas foram evacuadas e até ao momento ainda não foram registados feridos.
Em declarações à Winnipeg Free Press, Clayton Watts, uma testemunha, contou que tudo aconteceu em cerca de 10 minutos. "Parecia um comboio de carga", disse.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Doud David, morador de uma das casas destruídas, afirmou que ouviu o gelo e, em menos de 5 minutos, viu-o quando este já estava muito próximo, acabando por destruir a sua casa de dois andares.
Os moradores e voluntários do local foram autorizados a regressar ao local, tendo já começado a retirada do gelo das casas consideradas estáveis.
Em 2011, esta mesma zona foi afetada por uma série de cheias, deixando várias pessoas desalojadas. "Estas pessoas estão arrasadas. A maioria deles só pôde regressar às suas casas recentemente e agora aconteceu isto, estão devastados", recordou Clayton Watts.