Descoberta uma nova espécie de macaco africano
Foi descoberta uma nova espécie de macaco, na República Democrática do Congo, avança hoje o jornal espanhol El Mundo. O macaco africano foi batizado de 'Cercopithecus lomamiensis' e de acordo com os cientistas, que o viram pela primeira vez em 2007, trata-se de uma espécie vulnerável à caça humana.
Esta é a segunda espécie de macaco africano descoberta pela ciência nos últimos 28 anos (pois já era conhecido pelos caçadores daquela zona).
Num estudo publicado esta semana no PLOS ONE, os cientistas descrevem o comportamento, bem como as diferenças genéticas e anatómicas, que esta espécie apresenta em comparação com outros macacos africanos semelhantes, especialmente com o 'Cercopithecus hamlyni'.
Os investigadores descrevem-no como um animal tímido e tranquilo, que prefere grupos reduzidos.. Relativamente à sua alimentação, trata-se de um herbívoro que come botões de flores, folhas e fruta quer verde quer madura.
A descoberta científica do 'Cercopithecus lomamiensis' ocorreu em junho de 2007, quando cientistas viram na aldeia de Opala uma jovem fêmea em cativeiro.