Asteroide passa perto da Terra na madrugada de amanhã

Astrónomos vão seguir a sua trajectória com atenção para determinarem a sua órbita com mais rigor

Descoberto em 2004 por astrónomos do observatório de Kitt Peak, no Arizona, Estados Unidos, o asteroide Apofis, que foi batizado com o mesmo nome do deus da destruição na antiga mitologia egípcia, vai passar muito perto da Terra na próxima madrugada e os astrónomos não vão largá-lo um segundo.

À semelhança da divindade destruidora da qual ganhou o nome, este asteroide tem um reconhecido potencial de destruição, já que numa passagem futura por estas bandas poderá vir numa trajetória de impacto.

Pelas contas da NASA, há uma hipótese em 250 mil de o Apofis vir a colidir com a Terra em 2037. Mas não é preciso começar já a construir abrigos, avisam os cientistas. Na verdade há uma enorme incerteza nestes cálculos, uma vez que a órbita deste asteróide é ainda muito mal conhecida.

Esse é, aliás, um dos motivos, além da curiosidade científica, pelos quais esta passagem vem mesmo a calhar. Amanhã de madrugada, uma rede de astrónomos vai estar a seguir com os seus telescópios a passagem do Apofis, de forma que os cálculos sobre as suas futuras passagens perto da Terra possam ser mais afinados.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG