Ciência
31 março 2023 às 19h46

As plantas também choram quando estão em stress

Como os sons são ultrassónicos não são perceptíveis pelo ouvido humano. Mas alguns animais, no entanto, provavelmente conseguem ouvi-los. Informação pode ajudar a otimizar técnicas agrícolas.

DN

As plantas não sofrem em silêncio, descobriu uma investigação de cientistas israelitas da Universidade de Telavive publicada na prestigiada revista Cell.

Já se sabia que as plantas em situação de stress mostram fenótipos alterados, como mudanças na cor, cheiro e forma. No entanto, nunca tinham sido estudados até agora os sons emitidos por plantas.

Este estudo mostra "que plantas stressadas emitem sons que podem ser registados à distância e classificados", descrevem os autores. "Gravámos sons ultrassónicos emitidos por plantas de tomate e tabaco dentro de uma câmara acústica e numa estufa, enquanto monitorizámos os parâmetros fisiológicos da planta", acrescentam, explicando que foram desenvolvidos "modelos de inteligência artificial que conseguiram identificar a condição das plantas, incluindo o nível de desidratação e lesões, com base apenas nos sons emitidos".

Mais: de acordo com a investigação liderada por Lilach Hadany, esses "sons informativos também podem ser detetados por outros organismos [como animais]". O inovador trabalho "abre caminhos para a compreensão das plantas e das suas interações com o meio ambiente e pode ter um impacto significativo na agricultura", descrevem.

Entre os resultados obtidos, os cientistas demonstram que as plantas que estão a sofrer de desidratação ou que tiveram os seus caules cortados produzem até cerca de 35 sons por hora. Mas plantas bem hidratadas e sem cortes são muito mais silenciosas, fazendo apenas cerca de um som por hora.

Como os sons são ultrassónicos - cerca de 20 a 100 kilohert - não são perceptíveis pelo ouvido humano. Mas alguns animais, no entanto, provavelmente ouvem esse "choro" das plantas - como morcegos, ratos e borboletas.

Para ouvir as plantas, Lilach Hadany, da Universidade de Telavive, em Israel, e os seus colegas de investigação colocaram plantas de tabaco ( Nicotiana tabacum ) e de tomate ( Solanum lycopersicum ) em pequenas caixas equipadas com microfones, descreve a revista Nature. Os microfones captaram todos os ruído feito pelas plantas, mesmo que os investigadores não os pudessem ouvir. Como descrever estes sons? "Não estamos a dizer que as plantas cantam. São ruídos semelhantes aos do milho a tornar-se em pipoca, cliques muito curtos", explicou Hadany.

Um programa de inteligência artificial aprendeu a identificar corretamente, perante um clique específico, de qual das duas plantas veio o som e que tipo de stress a afeta, indicando que "os sons transmitem informações", escrevem os investigadores.

O som vem do caule das plantas e parece ser produzido por um fenómeno de cavitação - formação de cavidades no interior do caule.

Os autores não defendem que as plantas produzem sons de forma voluntária, já que não têm sistema nervoso, mas sim como uma resposta mecânica a situações de stress. No entanto, "é possível que outros organismos tenham evoluído para ouvir e responder a esses sons", diz Lilach Hadany, autora principal do estudo, sugerindo que essa informação sonora pode ser utilizada na agricultura para otimizar o uso da água, por exemplo.

Tópicos: Ciência, plantas