Airbus quer patentear um avião em forma de "donut"

O fabricante de aeronaves Airbus quer patentear o projeto para um avião com interior em forma circular. Seria energicamente mais eficiente, mas talvez pouco prático...

A Airbus está a projetar uma revolução na tecnologia de aviação. Como diz o Financial Times: Um "Donut Gigante".

Os engenheiros da Airbus não são novos no campo das ideias estranhas. Tal como refere o Financial Times, já tiveram cerca de 6 mil ideias igualmente estranhas e inovadoras, como um assento em forma de selim de bicicleta, capacetes de realidade virtual para entretenimento a bordo e uma cabine de piloto sem janelas. Contudo, o design de um avião em forma circular tornou-se na invenção mais radical da companhia por envolver um novo conceito de embarque e disposição de passageiros a bordo.

O problema estaria na forma como os passageiros teriam de entrar no avião pois teriam de fazê-lo através de uns degraus que os levariam a portas dispostas no buraco existente no meio do círculo. Também as refeições teriam de ser entregues pelos comissários de bordo em carros próprios para curvar nos corredores.

Para a Airbus, oprojeto encaixa-se com o conceito que algumas empresas aeroespaciais têm vindo a considerar na eficiência do combustível. Chris Lorence, "diretor geral das tecnologias de engenharia na GE Aviation, o departamento de motores aéreos da General Electric, disse que "projetos com este design, poderiam ser aerodinamicamente mais eficientes do que os tradicionais. É uma abordagem que reduz a queima total de combustível para a aeronave".

Loren Thompson, analista do Instituto Lexington com sede na Virgínia, admitiu ao Financial Times, algum cepticismo que certamente os passageiros também irão sentir: "Eu nunca vi ninguém a sugerir algo assim".

A construção da aeronave em forma de donut ainda não avançou. Para já, continua a ser uma ideia à espera de ser patenteada, para não ser roubada.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG