6.º Campeonato Nacional de Robots arranca amanhã

O 6.º Campeonato Nacional de Robots, Robotop2012, de sexta-feira a domingo, em Santo Tirso, contará com cerca de 200 equipas que vão "desenvolver e aplicar conhecimentos multidisciplinares" nas áreas de ciências e tecnologias.

Promovido pelo Clube de Robótica da Escola Secundária Tomaz Playo, de Santo Tirso, o evento está aberto à participação de escolas de vários ciclos de ensino dos cursos Regular, Educação e Formação e Profissional, do ensino público e privado.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a organização descreveu o Robotop2012 como uma "oportunidade para desenvolver projetos e aplicar conhecimentos multidisciplinares, principalmente relacionados com a área das ciências e das tecnologias".

Segundo os responsáveis, "este é um evento competitivo que exige o cumprimento rigoroso de várias fases de preparação", desde a construção dos robots, "na qual se aplica conhecimentos de eletrónica analógica e digital", à preparação de "infraestruturas da rede informática e de energia elétrica".

Toda a construção e montagem dos robots a concurso é "realizada por cada equipa no pavilhão aonde decorre a competição".

Já a aplicação informática que gere os registos dos tempos e as classificações em cada competição é desenvolvida por um aluno e "constitui a Prova de Aptidão Profissional, com a qual este culmina a formação profissional de nível 3, equiparada ao 12.º ano".

São três as categorias em concurso: Seguimento de Linha Júnior (SLJ), Busca e Salvamento Júnior (BSJ) e Dança Robótica Júnior (DRJ).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG