Remoção do betão danificado na Ponte da Arrábida começa hoje

A Infraestruturas de Portugal já procedeu à contratação de "uma plataforma 'bybridge' que permitirá dar início aos trabalhos de remoção controlada do betão destacado", a partir das 22:00, estando a sua conclusão prevista para as 06:00.

Os trabalhos de remoção controlada do betão destacado na Ponte da Arrábida, no Porto, vão começar esta quarta-feira, a partir das 22:00, o que implica o corte da via da direita nos dois sentidos, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP esclarece que já procedeu à contratação de "uma plataforma 'bybridge' que permitirá dar início aos trabalhos de remoção controlada do betão destacado", a partir das 22:00, estando a sua conclusão prevista para as 06:00.

No entanto, refere a empresa, "apenas com o desenvolvimento da intervenção será possível aferir com detalhe se existirá necessidade de prolongar este trabalho por mais noites".

O plano de intervenção foi definido na reunião que se realizou na manhã desta quarta-feira com responsáveis da Câmara do Porto, na qual ficou ainda estabelecido, em coordenação com as forças de autoridade, a implementação do corte de via direita nos dois sentidos do tráfego sobre o tabuleiro, a realizar no mesmo horário.

A Infraestruturas de Portugal acrescenta ainda que, em data a anunciar brevemente, serão ainda executados trabalhos de revestimento e proteção das vigas.

A IP confirma que "se tratou do desprendimento de fragmentos de betão/argamassa de revestimento das vigas do tabuleiro", sublinhando que estes "não constituem elementos estruturais da Ponte da Arrábida".

Ainda assim, e apesar destes fragmentos "serem de pequena dimensão", pela altura de queda e posição, a situação representa risco de danos aos utilizadores da Avenida Marginal, pelo que a Câmara encerrou esta via à circulação até indicação, por parte da IP, de que pode ser reaberta em segurança.

Por precaução, o município procedeu, na terça-feira à noite, ao corte do trânsito, após a queda de pedaços de argamassa da Ponte da Arrábida.

A Ponte da Arrábida, que liga o Porto e Vila Nova de Gaia, é Monumento Nacional desde 2013.

O Ministério das Infraestruturas disse hoje estar a acompanhar a situação na Ponte da Arrábida, em estreita articulação com a Infraestruturas de Portugal.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Benefícios fiscais para quê e para quem

São mais de 500 os benefícios fiscais existentes em Portugal. Esta é uma das conclusões do relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais (GTEBF), tornado público na semana passada. O número impressiona por uma razão óbvia: um benefício fiscal é uma excepção às regras gerais sobre o pagamento de impostos. Meio milhar de casos soa mais a regra do que a excepção. Mas este é apenas um dos alertas que emergem do documento.

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la no ensino superior

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.