Musical assinala centenário dos acontecimentos de Fátima

O Santuário de Fátima estreia em outubro de 2016 um teatro musical sobre os acontecimentos e a mensagem de Fátima, executado pela Elenco Produções, anunciou hoje aquela instituição religiosa.

Numa nota de imprensa, o santuário refere que o espetáculo "é mais um meio com vista à evocação e celebração do acontecimento e da mensagem das aparições, ocorridas em 1917".

Citado na mesma nota, o reitor do maior templo mariano do país, padre Carlos Cabecinhas, considera que "as artes são um importante meio de evangelização, um meio de levar a mensagem de Fátima a muitas pessoas que, de outro modo, não seria possível atingir".

"Por outro lado, pertence à essência do próprio cristianismo encarnar as diversas formas de expressão culturalmente significativas e esta opção pelo teatro musical pretende ser uma encarnação da mensagem numa linguagem ainda pouco usada por nós", afirma Carlos Cabecinhas.

Os diretores da Elenco Produções, Bruno Galvão e João Ribeiro, declaram admiração pela "coragem do Santuário de Fátima em querer divulgar a mensagem das aparições de uma forma atual, num desafio de criação original" e acrescentam que não se vão limitar ao que é de conhecimento geral.

"Precisamos de acrescentar. É isso que significa edificar uma obra. Queremos sim, neste sentido, através da pesquisa, do estudo, da análise de documentos, chegar a um sítio novo, comover, surpreender, ir mais além; no fundo, dar a conhecer a Humanidade da mensagem de Fátima através da riqueza da narrativa e de um conceito diferente que está já a ser trabalhado", referem, apontando que um projeto destes envolve, em média, 80 pessoas.

Ainda na mesma nota, o produtor executivo da programação musical para o centenário dos acontecimentos de Fátima, Manuel Lourenço, informa que "o teatro musical é uma arte performativa que inclui música, dança, teatro, diálogos, entre outros, e que se apresenta numa linguagem agradável e eficaz para todos os públicos".

"Dentro da vasta programação musical que estamos a preparar para as celebrações do centenário, o musical sobre Fátima assumirá um papel de relevo", garante o responsável, explicando que, com este espetáculo, se propõe "uma leitura das aparições de Fátima, através de uma roupagem e linguagem contemporâneas, em sintonia com a mensagem de Fátima".

Entre os principais musicais realizados pela Elenco Produções, do grande Porto, contam-se, em 2011, "A Ilha do Tesouro - o Musical", apresentado no Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli, e "Zorro", que esteve cerca de seis meses em cena também no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, e no Teatro da Trindade, em Lisboa, acrescenta o Santuário de Fátima.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG