Optimus Alive!08 expõe obras completas de Sam

Exposição. Festival presta homenagem ao já falecido artista gráfico português

À semelhança daquilo que ocorreu na primeira edição do festival, em 2007, o Optimus Alive !08 volta a celebrar outras sensibilidades artísticas além da própria música. O grande destaque da programação deste ano é uma exposição única e imperdível dedicada a Samuel Azavey Torres de Carvalho, mais conhecido por Sam. O espólio do já falecido artista gráfico e ilustrador português será pela primeira vez apresentado ao público na sua totalidade.
O autor é um dos maiores nomes da ilustração nacional, e a sua personagem mais popular, o Guarda Ricardo, apareceu durante vários anos nas páginas de jornais como o Diário de Notícias. E se é verdade que, uma década depois da sua morte, o Guarda Ricardo continua a ser a sua personagem mais celebrada, a sua obra ultrapassa claramente o oficial que através de diálogos de teor satírico analisava o quotidiano nacional.

De facto, no decorrer da sua carreira, o humorista colaborou com perto de 25 publicações periódicas diferentes, que vão desde o Expresso à Capital, passando pelo Público ou pelo Jornal Novo, e desenvolveu diversas personagens. Além destas colaborações com a imprensa, o ilustrador publicou também mais de dez livros, onde reuniu algumas das suas obras.
É verdade que a obra de Sam seria notável, mesmo que se limitasse aos cartoons que escreveu ao longo da sua vida, porém não foi esse o caso. Além destas ilustrações, a obra do artistas também é sinónimo com os particulares funis, as singulares cadeiras ou as inquietantes torneiras que caracterizaram a sua carreira.

Podemos afirmar que as suas criações marcaram o panorama cultural português, e é por isso que a iniciativa do Optimus Alive !08 é de louvar, uma vez que apresenta a conhecer o seu trabalho a um público novo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG