Prémios Ernestos são atribuídos em Novembro

Os Xutos & Pontapés, David Fonseca e Pedro Abrunhosa vão ser distinguidos em Novembro na primeira edição dos Prémios Ernestos, criados pela rádio RFM para 'celebrar a música portuguesa', disse à Lusa o director da estação, António Mendes.

Os prémios serão atribuídos a 06 de Novembro em Espinho e todos os as artistas que vão actuar serão distinguidos.

Além dos Xutos & Pontapés, David Fonseca e Pedro Abrunhosa, que integram o cartaz, foram também convidados Tim (vocalista dos Xutos), Luís Represas, João Pedro Pais, Miguel Gameiro, Táxi, Santos e Pecadores, Ezspecial, Hands on Approach e Fingertips.

Foram estes os artistas escolhidos, porque têm uma relação com a RFM, porque tiveram concertos apoiados pela estação e fazem parte do perfil da rádio, embora em futuras edições os premiados não terão necessariamente uma ligação ao canal.

'Optámos por fazer uma festa com música produzida em Portugal com músicos pop rock `mainstream´. Olhámos para o que se tem feito nos últimos anos e em termos de prémios o que existe na música não é nesta área e sentimos que devíamos fazer uma festa. Vai celebrar a música da melhor forma que é possível fazê-lo que é pôr os músicos a tocar ao vivo', explicou António Mendes.

'A nossa intenção é que sirva para as pessoas falarem mais da música em Portugal feita por músicos portugueses', sublinhou.

Para os prémios Ernestos, que terão carácter anual, não há nomeados, porque o meio musical português é pequeno e haveria inevitavelmente repetentes nas edições seguintes, referiu o responsável.

Haverá categorias, mas não serão no formato habitual de repartir entre melhor álbum ou intérprete.

Os prémios chamam-se Ernestos, 'porque há os Tony e os Óscares' e há também um programa matinal da RFM que tem uma rubrica humorística dedicada a descobrir os Ernestos de Portugal.

O espectáculo de 06 de Novembro, na Nave de Espinho, um recinto desportivo na cidade, será transmitido em directo na RFM e possivelmente na futura 'web tv' da estação.


'Stop 4 A Minute', de David Fonseca:


Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG