Goethe Institut acolhe décima edição de festival de jazz

O trio do saxofonista Rodrigo Amado inaugura, a 01 de julho, em Lisboa, o Festival Jazz im Goethe-Garden, que está a celebrar dez anos de existência, anunciou hoje o Goethe Institute, o Instituto Cultural da Alemanha.

De 01 a 17 de julho, o jardim do instituto acolherá onze concertos de onze países europeus, a começar por Portugal, com Rodrigo Amado Motion Trio, que atuará com o pianista Rodrigo Pinheiro.

O cartaz desta décima edição apresenta "uma oferta rica e variada que permite continuar a descobrir estéticas e linguagens" do jazz europeu, sustenta Rui Neves, diretor artístico do festival, na nota de imprensa.

Entre os onze concertos, contam-se o do pianista italiano Umberto Petrin, a 03 de julho, do saxofonista finlandês Mikko Innanen, a 08 de julho, e do grupo free jazz Konstrukt, da Turquia, em estreia em Portugal a 10 de julho.

A fechar o festival, a 17 de julho, estarão os alemães Underkarl, fundados nos anos 1990 pelo contrabaixista Sebastian Gramss.

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.