Diversidade de géneros preenche Festival de Sintra

O Ballet Nacional de Espanha abre a edição deste ano do Festival de Sintra que, de 5 de Junho a 5 de Julho, leva à vila património mundial artistas de todo o mundo. A ópera "Tosca", de Puccini, invade os renovados jardins do Palácio de Queluz no encerramento do ciclo.

Bailado, ópera, música clássica, sacra, jazz, teatro e escultura integram o programa do "44.º Festival de Sintra, Música e Dança" a decorrer na vila de 05 de Junho a 05 de Julho, anunciou hoje a organização.

O festival abre portas a 05 e 06 de Junho com a apresentação do Ballet Nacional de España no Centro Cultural Olga Cadaval.

"Elegia - Homenaje" (a António Ruíz Soler), com coreografia de José António e música de Joaquín Turina, e "La Leyenda", com coreografia de José António e música de José Antonio Rodriguez, são as danças a apresentar pelo Ballet Nacional de España.

O teatro Fio d´Azeite/Chão de Oliva leva à Casa de Teatro de Sintra a peça "Rei Ubu" de 05 a 14 de Junho.

Com texto de Alfred Jarry e tradução de Jorge Espírito Santo, "Rei Ubu" tem encenação e adaptação de Nuno Correia Pinto, marionetas de Jorge Cerqueira, interpretação de Carla Dias, Nuno Correia Pinto e Tiago Matias e música de Carlos Bastos.

A mesma companhia ocupa de novo a Casa de Teatro de Sintra com o espectáculo "Emerence", de 25 de Junho a 05 de Julho.

Dia 06 é a vez de Marta Hugon apresentar o disco "Story Teller", nos jardins do Palácio de Seteais, acompanhada por Filipe Melo (piano), Demian Cabaud (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria) e André Fernandes (guitarra), como músico convidado.

A 07 de Junho, a Orquestra Gulbenkian subirá ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, sob a batuta de Maxim Vengerov e com Otto Pereira no violino.

Serão interpretados o "Concerto para violino e orquestra n.º 3, em Sol Maior, K.216" e a "Sinfonia n.º 3, em Lá Menor, Op. 56 ´Escocesa`".

Dia 09, o Palácio de Seteais acolherá o pianista sul-coreano Kun Woo Paik, que irá interpretar as seguintes composições de Beethoven: "Sonata para Pianon.º 3, Op. 109", "Sonata para Piano n.º 31, Op. 110" e "Sonata para Piano n.º 32, Op. 111".

Os chineses Jian Wang e Fang Yuan, no violoncelo e piano, respectivamente, actuam dia 13 de Junho nos jardins do Palácio de Seteais para um concerto em que irão interpretar obras de Johann Sebastian Bach, Brahms, Tchaikovsky, Christoph Gluck, Rachmaninoff e Schumann.

A 14 de Junho, subirá ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval o espectáculo "Um passo e uma Ópera" pelas Escolas de Música e Dança do Conservatório Nacional e do Orfeão de Leiria - Conservatório de Arte.

Trata-se de um espectáculo infanto-juvenil que integra o bailado "O pequeno alfaiate" e a ópera infantil "Brundibar".

No dia 16, é a vez da música sacra, com um concerto na Igreja Paroquial de S. Miguel e no qual participam Ana Paula Russo, Helena Vieira, as Jovens Vozes de Lisboa e a Orquestra de Câmara de Sintra.

A Companhia de Dança Contemporânea de Sintra apresenta dia 17 na Adega de Colares o espectáculo "Chama-me Fado", e no dia 18 o Palácio Nacional de Sintra recebe o violinista australiano Ray Chen e o pianista norte-americano Andrew Tyson.

A dança volta a ter lugar de destaque dias 19 e 20, quando a Companhia Paulo Ribeiro sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval para apresentar o espectáculo "Maiorca", com Pedro Burmester a interpretar ao vivo 24 Prelúdios de Chopin.

"Retratinho de Fernando Lopes-Graça" é o título do espectáculo que o teatromosca apresenta dia 20 na Quinta da Piedade, espaço que acolhe no dia seguinte um concerto para bebés.

Também a 21 de Junho, o Palácio Nacional de Queluz recebe a pianista chinesa Zhu Xiao Mei, que irá interpretar obras de Johann Sebastian Bach.

"Laurel & Hardy vão para o céu" - assim se chama a peça que a Utopia Teatro apresenta dia 21 no Centro Cultural Olga Cadaval.

O Palácio Nacional de Sintra recebe o pianista António Rosado para interpretar obras de Liszt, Chopin, Mendelssohn e Schumann, no dia 24.

"This can´t be love" é o espectáculo de jazz que David Ferreira leva ao Centro Cultural Olga Cadaval a 25 de Junho.

O grupo de dança dos Países Baixos Introdans apresenta um espectáculo dias 26 e 27 de Junho, com música que vai de Ella Fitzgerald aos Radiohead e a Nina Hagen.

No dia 27, na Quinta da Regaleira, o pianista chinês Jue Wang interpreta Ravel, Chopin, Liszt e Horowitz. Outro pianista chinês - Fou Tsong - leva Haydn no dia 28 à Quinta da Piedade.

O Festival de Sintra tem espaço também para "Música da Cozinha Mediterrânica", com o grupo La Gialetta na Adega de Colares, no dia 28.

O pianista Pedro Burmester regressa ao Centro Cultural Olga Cadaval a 01 de Julho, para tocar Schubert e Schumann. Sequeira Costa também escolheu Schumann para o concerto do dia 03 de Julho, no Palácio Nacional de Queluz.

A 02, 04 e 05 de Julho, os jardins do Palácio Nacional de Queluz acolhem a ópera "Tosca", de Puccini, pela Orquestra Sinfónica e Coro da Op - Companhia Portuguesa de Ópera.

Em simultâneo com o festival, o Centro Cultural Olga Cadaval acolhe a exposição de escultura "Alegro", de Moisés, cujas obras elaboradas em rochas nacionais e metais expostas pretendem ser um "louvor" à natureza.

O Sintra Museu de Arte Moderna associou-se ao festival, oferecendo entradas gratuitas aos portadores de bilhetes para os espectáculos

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG