Leituras encenadas animam exposição Plural na Gulbenkian

Diogo Dória , Albano Jerónimo, João Reis e Vítor Roriz são alguns dos atores que vão dar voz a textos e poemas de Fernando Pessoa no âmbito da exposição "Plural como o Universo", que a Fundação Gulbenkian apresenta na sala de Exposições Temporárias e que no primeiro mês foi visitada por 20 mil pessoas. A iniciativa tem entrada livre.

A escadaria junto à sala que acolhe a exposição será o palco informal para quatro leituras encenadas, a partir de vários percursos temáticos sugeridos por especialistas da obra de Pessoa como Teresa Rita Lopes, Fernando Cabral Martins, Inês Pedrosa ou ainda o escritor Gonçalo M Tavares.

A primeira sessão tem lugar já no próximo sábado, dia 17 de março, às 14:30 e tem como tema a cidade. Concebida por Fernando Cabral Martins propõe uma arquitetura de uma "cidade poética" pessoana: os quartos, as casas, as esquinas, os ritmos, os percursos, os escritórios, os balcões, os cafés, os elétricos, os jornais, os bares, as livrarias. Participam os atores João Reis e Ivo Alexandre. Carlos Pimenta com Raquel Castro encenam esta geografia citadina.

No domingo seguinte, dia 25 de março, às 19:00, Inês Pedrosa sugere o tema Todos os casados do mundo são mal casados, recorrendo a textos de Pessoa e de Ovídio. A representação e encenação estarão a cargo de Diogo Dória e a cenografia é de Elsa Bruxelas.

A viagem cósmica de Pessoa - o mar, a travessia e a metafísica pessoana é o tema em foco no dia 31 de março, às 14:30, numa sessão imaginada por Teresa Rita Lopes, interpretada por Albano Jerónimo e Carlos Pimenta e encenada por Nuno M Cardoso.

A última ação, proposta por Gonçalo M Tavares, remete para Pessoa "em pessoa": família, relações amorosas, sexualidade, morte, ironia, desespero e ainda para a experiência de Orpheu - amizades e cumplicidades e realiza-se no dia 22 de Abril às 14:30. O ator Vítor Roriz dá voz aos textos com a colaboração do encenador Marco Martins.

A exposição pode ser vista até 29 de abril na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Cartaz
Pub
Pub