Chiado recebe Semana 'Arte Viva' até dia 6

O Chiado vai ser palco, a partir de terça feira (dia 1) e até domingo (dia 6), de eventos que pretendem animar a zona lisboeta com as actividades na semana 'Arte Viva'.

Efervescência urbana, artística e literária , subdividido em exposições de arte pública e um ciclo de conferências são alguns dos eventos que irão dar vida ao Chiado.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Guerra de Sousa, presidente da junta de freguesia dos Mártires, uma das entidades envolvidas na iniciativa, afirmou que se trata de uma "semana especial" porque a 3.ª edição do Chiado na Moda, este ano sob o tema 'Arte Viva' vai mostrar as "várias facetas do Chiado da Moda".

 A exposição de arte pública é composta por "uma selecção de autores/estudantes do ciclo de mestrado e do ciclo de doutoramento em Pintura da Faculdade de Belas Artes (FBAUL), cujas obras integram projectos de arte pública no Chiado, disse à Lusa um dos responsáveis do evento José Quaresma, professor da FBAUL.

Durante a edição do Chiado na Moda 2010, a mostra estará patente nos seguintes espaços: Museu do Convento do Carmo, Basílica dos Mártires, Estação de Metro Baixa/ Chiado, Passeio Público, Praças Públicas, lojas e espaços comerciais.

A organização do ciclo de conferências é feita por "especialistas em História da Arte, Pintura, Literatura, Arte Contemporânea, Música, Dança, responsáveis da Academia Nacional de Belas-Artes, do Centro Nacional de Cultura, do Grémio Literário e do Museu da Cidade de Lisboa", realçou o professor.

As conferências terão como tema central a "importância do Chiado na história e no presente da vida artística e literária", assim como uma extensão sobre a "história da própria personagem Chiado", acrescentou o docente.

Chiado na Moda 2010 com o tema 'Arte Viva', que decorre de 01 a 06 de Junho, é um projecto da Junta de Freguesia dos Mártires em parceria com algumas das entidades mais representativas do Chiado.

Também a Academia Nacional de Belas-Artes, o Centro Nacional de Cultura, o Grémio Literário e o Museu da Cidade de Lisboa se associaram ao evento.


Ler mais

Exclusivos