Festival LER celebra 25 anos da revista

O Festival LER vai celebrar os 25 anos da revista, apresentando a partir de 04 de dezembro, em Lisboa, uma programação de concertos, conferências e filmes, como a ante-estreia de "On The Road", de Walter Salles.

O programa completo do festival foi hoje apresentado, em Lisboa, pela direção da Revista LER, uma publicação da Fundação Círculo de Leitores fundada em 1987 e que já teve como diretores António Mega Ferreira e Francisco José Viegas, entre outros escritores.

Em declarações à agência Lusa, João Pombeiro, atual diretor da revista, indicou que, apesar da publicação ser da área da literatura, a programação do festival, que decorrerá até 09 de dezembro no Cinema São Jorge, inclui, além de "On The Road", mais 24 filmes selecionados por Pedro Mexia, escritor, crítico literário e de cinema.

O festival abre a 04 de dezembro com a ante-estreia em Portugal do filme "On The Road/Pela Estrada Fora", realizado por Walter Salles, com base no livro homónimo de Jack Kerouac (1922-1969), que conta no elenco com Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart.

O filme do realizador brasileiro - que dirigiu "O Primeiro Dia" e "Central do Brasil" - já foi exibido no festival de cinema de Cannes, no Brasil, e nos Estados Unidos.

No dia 04 de dezembro, o festival começa às 15:00, são exibidas várias longas-metragens, e "Pela Estrada Fora" tem ante-estreia marcada para as 21:00, na sala Manoel de Oliveira.

"O objetivo é celebrar os 25 anos da revista e dá-la a conhecer a um público cada vez mais vasto", disse João Pombeiro sobre a publicação que se tornou mensal desde 2008.

João Pombeiro destacou ainda os concertos que vão decorrer ao longo do festival, com a atuação de bandas de ilustradores e escritores que também são músicos, como Afonso Cruz (banda The Soaked Lamb) e Jacinto Lucas Pires (Os Quais), e o espetáculo de David Santos (Noiserv).

Entre os filmes que vão ser exibidos, contam-se "Matar ou Não Matar", de Nicholas Ray, "Tess", de Roman Polanski, "Vidas em Fúria", de Stephen Frears, e "A Corte do Norte", de João Botelho.

Também serão exibidos "Balas sobre a Broadway", de Woody Allen, "Fogo Fátuo", de Louis Malle, e "A Esquiva", de Abdelattif Kechiche, entre outras longas-metragens.

Nos encontros com escritores, o diretor da revista destacou a entrevista de Carlos Vaz Marques a António Lobo Antunes, e uma conferência de Gonçalo M. Tavares.

O Festival LER realiza-se em coprodução com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural e a Câmara Municipal de Lisboa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG