Festival islâmico regressa à vila de Marvão

O festival islâmico Al Mossassa regressa em outubro às ruas íngremes da vila histórica de Marvão, no Alto Alentejo, decorrendo em paralelo com a feira do livro do concelho, divulgou hoje o município.

O festival Al Mossassa, a realizar entre os dias 3 e 5 de outubro em Marvão, tem como objetivo evocar o seu fundador, o guerreiro Ibn-Marúan, e "atrair turistas" à região.

"Marvão tem de aproveitar as ocasiões e associar, neste caso, um evento cultural e de venda de livros ao Al Mossassa, que é um festival que acolhe muitos turistas", disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Vítor Frutuoso.

De acordo com o autarca, a 11.ª edição da Feira do Livro de Marvão arranca também no dia 3, na Casa da Cultura de Marvão, mas estende-se até ao dia 12 de outubro. "Nós estamos empenhados em mostrar uma imagem de marca de Marvão. Queremos mostrar a importância que damos à cultura, ao património e ao ambiente", sublinhou. No que diz respeito ao festival Al Mossassa, a autarquia pretende que os visitantes recuem no tempo, até ao século IX, para homenagear a cultura islâmica e o ambiente que se vivia naquela época.

Animação musical, teatro de rua, dança do ventre, workshops, o "Mercado das 3 Culturas" e várias tasquinhas espalhadas pelos diversos pontos do festival constituem os principais "ingredientes" da iniciativa, este ano na sua nona edição.

O "Mercado das 3 Culturas", na parte alta da vila de Marvão, vai ter à disposição dos visitantes vários pontos de venda. Neste espaço, os visitantes poderão encontrar vários pratos da gastronomia islâmica, chás e ervas medicinais, artesãos a trabalhar ao vivo, uma exposição permanente de aves e passeios de burro.A entrada para o certame custa um euro, sendo que parte da receita reverte a favor do Moto Clube de Marvão.

Quanto à feira do livro, o município espera que possa vir a estimular os hábitos de leitura junto dos habitantes e de todos os que visitam a região. Um dos "pontos altos" da feira do livro vai ocorrer no dia 05 de outubro, pelas 15.30, com a apresentação da obra "É Tarde Demais", de Deolinda Milhano. Durante a feira, os visitantes podem ainda apreciar, na Casa da Cultura de Marvão, a exposição "As Mouras Encantadas", de Sofia Pinto Correia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG