Portugueses chegam à final, mas a vitória é argentina

Um par de jovens argentinos conquistou o primeiro lugar da categoria 'Tango Salão' na VIII edição do Mundial de Tango, em Buenos Aires, onde Portugal esteve também representado na final.

Os vencedores, Sebastián Ariel Giménez e María Inés Bogado, ambos de 18 anos, competiram com outros 39 pares na final, que decorreu no complexo Luna Park, em Buenos Aires, onde teve lugar um concerto do panamense Rubén Blades.

Entre os finalistas estavam os portugueses Fernando Jorge e Alexandra Baldaque, professores da Escola Lição de Tango, no Porto, e vice-campeões europeus em 2010 na categoria 'Tango Salão'.

Durante o espectáculo da final actuou o bailarino Miguel Ángel Zotto e pares vencedores de anteriores edições na categoria de 'Tango Salão', modalidade que privilegia o estilo mais clássico deste tipo de dança.

Hoje decorrerá a final para a categoria de 'Tango Cenário', que entende o tango numa concepção coreográfica vinculada ao espectáculo.

O Mundial de Tango de Buenos Aires começou dia 23 de Agosto com 405 pares, cerca de trinta por cento mais do que em 2009, segundo a organização, provenientes de 18 países.

O primeiro prémio de cada categoria é de 20 mil pesos (cerca de 4000 euros) para o par galardoado.

Em 2009, um par japonês venceu a competição na categoria de 'Tango Salão', rompendo pela segunda vez a hegemonia dos argentinos, que conseguiram o primeiro prémio na categoria 'Tango Cenário'.

Paralelamente ao mundial, vai ser também celebrado em Buenos Aires o Festival de Tango, que começou dia 13 de Agosto, e cujos organizadores esperam superar o recorde do ano passado, com mais de 300 mil pessoas a assistir às actividades da programação.

Este ano, a oferta de eventos inclui mais de 150 espectáculos de dança, concertos, milongas populares, exposições, conferências, um ciclo de cinema e aulas de baile.

Uma actuação do bailarino Miguel Ángel Zotto:


Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG