Musicais para esquecer a crise no festival de Portel

Os musicais, como "Singing in the rain" e "Música no coração", estão em destaque no Festival de Cinema "O Castelo em Imagens", que começa no domingo em Portel, no Alentejo, para ajudar a "esquecer a crise".

O realizador de cinema Lauro António, que dirige o festival, defendeu hoje, em declarações à agência Lusa, que, "em momentos de crise, a música e o musical, a alegria e uma certa ideia de felicidade possível são muito importantes para o público".

"O cinema e as artes têm não só a função de apontar erros e funcionar como crítica, mas também de criar uma certa felicidade e boa disposição que pode ajudar a suportar as agruras do dia-a-dia", realçou.

O diretor do festival assinalou que o musical "está a reaparecer em força" e admitiu que esse movimento "tem algo a ver com este estado de carência emocional que as plateias do mundo têm, devido à crise".

A edição deste ano, que tem como tema "Os Castelos no Musical", inclui até ao dia 11 deste mês várias sessões de cinema, uma exposição e a masterclass "O cinema musical, história e significado".

O certame abre no domingo, às 21:30, com o espetáculo "Broadway Baby - A História do Musical Americano", de Henrique Feist, acompanhado ao piano pelo seu irmão Nuno Feist.

Lauro António destacou que o certame vai proporcionar "uma espécie de pequena história do musical no cinema, desde 'Singing in the rain' até ao 'Cabaret' ou a 'West side story'", exibindo "alguns dos grandes musicais" do cinema.

O evento, promovido pela Câmara de Portel, vai oferecer durante quase uma semana sessões infantis durante a manhã, uma sessão à tarde e uma outra pelas 21:30, sempre no Auditório Municipal de Portel.

Em paralelo, decorre 10.º Concurso Nacional Escolar "O Castelo em Imagens", cujos trabalhos podem ser vistos no auditório municipal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG