Eduardo Serra homenageado na Cinemateca

O diretor de fotografia Eduardo Serra, de 70 anos, vai ser homenageado na sexta-feira na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, na antestreia do filme "Uma promessa", de Patrice Leconte.

Eduardo Serra assina a fotografia desta longa-metragem baseada na obra "Viagem ao passado" de Stefan Zweig, e que conta com Rebecca Hall, Alan Rickman e Richard Madden no elenco.

O diretor de fotografia receberá a 08 de outubro o prémio Sophia de carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.

Eduardo Serra é ainda candidato ao Prémio Carreira Ibero-americano, Prémio Fénix, que será entregue pela primeira vez na Cidade do México em outubro.

É o mais internacional e premiado dos diretores portugueses de fotografia, esteve duas vezes nomeado para os Óscares e foi distinguido pelos seus pares em 2013, pela American Society of Cinematographers.

Assinou a fotografia de filmes como "Delfim" (Fernando Lopes), "Protegido" (M. Night Shyamalan), "Rapariga com brinco de pérola" (Peter Weber), "Diamante de sangue" (Edward Zwick) e "Harry Potter e os talismãs da morte" (David Yates).

Em 2004, foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG