Wall Street encerra em alta, apesar de indicadores negativos

A Bolsa de Nova Iorque encerrou em alta, apesar dos indicadores económicos hoje divulgados nos Estados Unidos da América que revelaram que os consumidores continuam prudentes.

O índice industrial Dow Jones encerrou a valorizar 0,39 por cento (36,58 pontos) para os 9.398,19 pontos e o tecnológico Nasdaq fechou a ganhar 0,53 por cento (10,63 pontos), terminando o dia nos 2.009,35 pontos.

O alargado Standard & Poor's 500 valorizou 0,69 por cento (6,92 pontos) para os 1.012,73 pontos, de acordo com os números definitivos de fecho.

"O facto de o mercado ter encerrado no verde é muito surpreendente, uma vez que as vendas a retalho foram bastante decepcionantes", considerou Lindsay Piegza, da FTB Financial.

A sessão de hoje mostrou-se hesitante: nos primeiros minutos, Wall Street registou uma subida graças ao entusiasmo dos investidores relativamente ao crescimento económico de França e da Alemanha, no segundo trimestre deste ano.

No entanto, o aumento surpresa do número de novos desempregados e sobretudo a inversão da tendência das vendas a retalho nos Estados Unidos, que recuaram 0,1 por cento em Julho, contra um crescimento esperado de 0,7 por cento, abrandaram o ânimo dos investidores.

Para Lindsay Piegza, o desempenho de hoje do mercado deve-se ao "optimismo transmitido pela Reserva Federal" na véspera, que considerou que a economia está em vias de se estabilizar, dando mais confiança aos investidores.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?

Premium

arménios na síria

Escapar à Síria para voltar à Arménia de onde os avós fugiram

Em 1915, no Império Otomano, tiveram início os acontecimentos que ficariam conhecidos como o genocídio arménio. Ainda hoje as duas nações continuam de costas voltadas, em grande parte porque a Turquia não reconhece que tenha havido uma matança sistemática. Muitas famílias procuraram então refúgio na Síria. Agora, devido à guerra civil que começou em 2011, os netos daqueles que fugiram voltam a deixar tudo para trás.