Gestores de cobranças em alta

A crise económica fez dos gestores de cobranças e de crédito os profissionais mais procurados, nos últimos meses, por parte das empresas portuguesas que recorrem à bolsa de recursos humanos da Michael Page.

"Nestes tempos de crise, mesmo que as empresas até consigam vender, têm tido grande dificuldade em cobrar", explica o director--geral da empresa com representação em Portugal há dez anos. Por isso, estes profissionais estão a ser cada vez mais procurados, sustenta.

Outra tendência interessante do mercado de trabalho português nos últimos meses é a procura crescente de comerciais para trabalharem para um sector em elevada expansão: as Web discount". Estas empresas actuam exclusivamente online e promovem produtos e serviços de outras empresas, oferecendo descontos substanciais num determinado dia e ponto de venda. O negócio consiste em ter um site, uma base de dados e uma rede de comerciais para convencer lojas de electrodomésticos, SPA, restaurantes, etc., a fazerem descontos substanciais em troca de publicidade na Web. Ao aumentar-se a rede potencial de clientes, as web discount conseguem fazer lucro e as fornecedoras de produto também, mesmo que os descontos cheguem até aos 70%. Tal como noutros ramos de negócio, este conceito também se instalou em Portugal, através de multinacionais como a Groupon e a Grupalia. Álvaro Fernández diz que colocou 15 comerciais neste sector nos últimos seis meses.