Cada português come 1,4 quilos de chocolate por ano

Cada português consome 1,4 quilos de chocolate por ano, quase três vezes menos que um espanhol (3,8 quilogramas), indicam dados recolhidos pela agência Lusa junto da associação do sector.

Portugal, quando comparado com os restantes países da União Europeia, é daqueles que consome menos chocolate, enquanto cada europeu se delicia, em média, com 5,4 quilos por ano.

Já cada alemão consome 11,4 quilos de chocolate por ano, um irlandês consome, em média, 12,4 quilos e um inglês situa-se entre os 10 a 12 quilos por ano.

Cada polaco consome 4 quilos anualmente, mas já um eslovaco vai um pouco além, chegando aos 4,7 quilogramas anuais, segundo dados da ACHOC - Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria.

Os portugueses elegem sobretudo o Natal e a Páscoa para degustar este alimento, mas o hábito do chocolate como presente em épocas festivas está a mudar para ser cada vez mais considerado como alimento.

A Suíça, bem como alguns dos países nórdicos, são os grandes consumidores da União Europeia.

Actualmente, o consumo interno português representa um total de 12,5 mil toneladas de chocolate, do qual cerca de 20 por cento é de produção nacional, fabricados sobretudo por duas empresas portuguesas de referência, a Imperial e a Vianense.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Operação Marquês

Granadeiro chama 5.º mais rico do mundo para o defender

O quinto homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim Helú, é uma das 15 testemunhas que Henrique Granadeiro nomeou para serem ouvidas na fase de instrução do processo Marquês. Começa hoje a defesa do antigo líder da Portugal Telecom, que é acusado de ter recebido 24 milhões de euros do GES para beneficiar o grupo em vários negócios.