bolsa de TóquioBolsa de Tóquio abre em alta ligeira A bolsa de Tóquio abriu a sessão desta segunda-feira em alta, com o principal índice, o Nikkei, a ganhar 52,88 pontos, ou 0,34%, cotando-se nos 15.721,56 pontos.
BolsaWaydip - Energia e AmbienteUm sistema de energia que para funcionar... é só andarCaptar a energia produzida pelo movimento das pessoas e transformá-la em energia elétrica. É este o conceito por trás do sistema Wayenergy, que começou com um projeto académico e em dois anos conquistou seis distinções nacionais e internacionais. Este ano chegam ao mercado os primeiros produtos com este sistema incorporado.
ObjectivoCervejeiras à conquista dos mercados externosCentralcer e Unicer querem chegar a 2014 com exportações a valer 50% das vendas totais. Angola é o principal mercado. Moçambique, África do Sul, Japão e França são novas apostas.
SinalGestores de cobranças em alta A crise económica fez dos gestores de cobranças e de crédito os profissionais mais procurados, nos últimos meses, por parte das empresas portuguesas que recorrem à bolsa de recursos humanos da Michael Page.
PesquisaGoogle cria YouTube Portugal para competir com o SapoPublicidade interactiva é alvo da Google. Subsidiária portuguesa espera lançar portal até ao fim deste ano.
Bolsa15 mil milhões de 'downloads' de appsTecnologia A App Store atingiu 15 mil milhões de downloads. A loja Apple tem 425 mil aplicações disponíveis para dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e cem mil para o tablet. Não são revelados pormenores sobre que percentagem de downloads é de aplicaçãos gratuita ou paga.
BolsaAccionistas da NYSE aprovam fusãoFusão Os accionistas da NYSE Euronext já deram luz verde à fusão com a Deutsche Borse (65% votaram a favor). A bolsa alemã anunciou em Fevereiro a intenção de fusão com a NYSE, investimento de 10 mil milhões de dólares que dará origem ao maior operador do mundo de títulos mobiliários.
BolsaBolsa recupera de pior sessão do anoDepois da tempestade, a bonança. A Bolsa de Lisboa fechou a ganhar 1,8%, para os 7254,73 pontos, numa clara recuperação da pior sessão do ano - registada ontem, quando o índice fechou a afundar mais de 3%, depois do corte de rating da Moody's que pôs Portugal ao nível de lixo. A suportar os ganhos do PSI-20 esteve ontem a subida histórica dos títulos da Jerónimo Martins, de 4,03% para os 13,93 euros. A Galp Energia foi outra das cotadas que mais valorizaram: ganhou 2,1%, para os 16,315 euros. Dentro das subidas, destacam-se a EDP (1,84%, para 2,487 euros), a EDP Renováveis (4,23%, para 4,586 euros) e a REN (3,16%, para 2,48 euros).
Presidente-executivo da EDPA venda da fatia de 25% que o Estado detém na EDP não preocupa António Mexia. Contudo, o empresário, que esta semana recebeu o prémio de gestor ibérico do ano atribuído pela Câmara de Comércio Luso-Espanhola, quer garantir que a empresa continua a ter um contributo importante em Portugal e lá fora. "Temos de manter o papel da EDP na economia portuguesa"
concorrênciaGoogle+ já está a fazer estragos Quando o CEO do Facebook é um dos primeiros a aderir a uma nova rede social, sabemos que a ameaça é séria. Só é possível entrar na Google+ por convite e a procura tem sido muito superior à oferta, com críticas positivas em relação às funcionalidades. A abertura ao público em geral deve acontecer em Agosto.
BolsaIzi vendida a grupo luso-angolano Aquisição A cadeia de bricolage Izi foi vendida ao grupo luso-angolano Prébuild, avançou ontem o Negócios. O valor da compra não foi revelado. A construtora A. Silva & Silva vendeu 25 das 27 lojas, deixando de fora as operações da Madeira e de Ponferrada, em Espanha. A Izi é especialista em material de jardim e decoração.
JurosPrestação da casa sobe 70 euros em apenas um ano Banco Central Europeu subiu ontem os juros para 1,5% e sinalizou novos aumentos. Subida era esperada e famílias com empréstimos revistos em Junho já estão pagar.
DECO"Poupe centenas de euros no crédito para usados"Os veículos em segunda mão podem ser um bom negócio, mas exigem cautelas redobradas.
resultados Banco regressou aos lucros em 2010 No ano passado, o Lloyds Bank registou resultados líquidos de 2,6 mil milhões de euros, depois de ter tido prejuízos de 7,4 mil milhões de euros em 2009 e de 7,8 mil milhões de euros em 2008. O banco já tinha prometido, antecipadamente, dois mil milhões de libras de poupanças anuais no final de 2011, após a compra do HBOS, há três anos. Ontem, após o anúncio dos cortes, as acções do banco dispararam, chegando a subir mais de 7% por acção.