00h11“Aviões, SIRESP e incendiarismo não são questões fundamentais”Em 2003, Tiago Oliveira sobreviveu a um grande incêndio em que morreram dois camaradas bombeiros, chilenos. Hoje é o presidente da Agência para a Gestão dos Incêndios Florestais e não esconde o desalento com a "eternidade" que demora a mudar mentalidades e políticas públicas que reduzam os fogos. É quem vai coordenar a Comissão que vai investigar os grandes incêndios deste ano.
17/08/2022Marcelo adia viagem a Quelimane. Munícípio quer Gouveia e MeloMarcelo Rebelo de Sousa já não vai neste mês a Quelimane, Moçambique, cidade que na próxima semana comemora o 79º aniversário. O Presidente do Município, Manuel Araújo, desconhecia o adiamento, mas mantém convite ao conterrâneo Gouveia e Melo
14/08/2022Mais 13M€ para militares na Roménia mas orçamento está em ruturaA poucos dias de se completarem seis meses sobre a invasão russa da Ucrânia, o impacto nas nossas Forças Armadas pouco passou de uma reação conjuntural em resposta ao pedido da NATO, que foi a antecipação do envio de militares para a Roménia. Esta semana a Ministra da Defesa conseguiu um reforço para o orçamento da companhia militar que está na Roménia. Esta medida permitirá a continuação daquela Força Nacional Destacada, pelo menos, até dezembro, mas os ramos estão depauperados no seu dia a dia.
12/08/202221 sábios vão criar a nova Estratégia de Defesa NacionalLeonor Beleza, Vítor Bento, Miguel Monjardino, Seixas da Costa, Tiago Pita e Cunha, são algumas das personalidades que integram a comissão.
12/08/2022Guerra na Ucrânia. "Estamos muito longe de uma solução diplomática"Investigadora e professora de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova, Ana Santos Pinto passou da teoria à prática quando foi secretária de Estado da Defesa. Vai coordenar a Comissão de Acompanhamento do Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar e faz nesta entrevista uma análise global ao contexto geopolítico internacional, ao papel da NATO e da UE e às questões que se colocam a Portugal.
10/08/2022Plano para reorganizar PSP em Lisboa está há oito anos na gaveta António Costa era presidente da Câmara de Lisboa e Passos Coelho liderava o governo quando chegaram a um acordo para reestruturar o dispositivo da PSP na capital. O plano de 2014, a que o DN teve acesso, permitia pôr quase 300 polícias mais a patrulhar as ruas e até previa as polémicas unidades móveis, mas só recentemente foi ativada uma. Em oito anos, e mesmo já com Medina na CML e Costa no governo, foram fechadas pelo menos 14 esquadras e não abriu nenhuma das seis novas que estavam previstas. Plano nunca saiu do papel. Novo presidente da CML, Carlos Moedas, novo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e diretor-nacional da PSP, Manuel Magina da Silva, não dizem porquê ou se há alternativa.
18/07/2022Incêndios. Só três dos 12 drones das Forças Armadas estão a vigiarDois anos depois da aquisição pela Força Aérea de 12 drones para reforçar a prevenção dos incêndios, já houve, pelo menos sete acidentes com estas aeronaves e no ano passado falharam metade dos pedidos de vigilância florestal. O EMGFA elogia o desempenho dos drones, propõe que usem sensores para reconhecimento de suspeitos a longa distância e quer que um deles voe de Portimão ao Funchal para comemorar os 100 anos da travessia do Atlântico.
14/07/2022PCP propõe integrar GNR e PSP numa polícia nacional civilNuma proposta de resolução apresentada esta semana no parlamento, os comunistas propõem que o Governo inicie um processo de estudo e discussão com os comandos da PSP e da GNR, sindicatos e associações, com vista à criação de uma "polícia nacional de natureza civil". Aumentar polícias nas ruas e mais capacidade operacional são a meta.
12/07/2022Defesa. Tribunal de Contas alerta para risco de "distorção do mercado"O Ministério da Defesa recorreu do chumbo do Tribunal de Contas ao contrato com a sua holding, IDD Portugal Defence, para gerir o programa de compra de seis navios para a Marinha, alegando que apenas está em causa uma "questão jurídica". Mas ignora os alertas sobre os riscos da contratação "in house" e "financiamentos encobertos" a empresas públicas.
11/07/2022O Sr. SIRESP. Uma "vida errática" com boxe, deserto e Guerra da InformaçãoPaulo Viegas Nunes, brigadeiro general do Exército e ex-diretor da Academia de Informações e Comunicações da NATO, é a aposta do governo para gerir o SIRESP. Este engenheiro eletrotécnico é a antítese do nerd: é paraquedista, foi campeão de boxe, adora contar histórias e o cheiro das monções africanas.
06/07/2022José Luís Carneiro estreia-se no OSCOT. Ministro quer visão "integrada" da segurançaPerante convidados de alto nível, o ministro da Administração Interna falou das prioridades para manter Portugal como país seguro. E da sua visão "integrada" para a segurança, com contributos de vários setores da sociedade,
29/06/2022PSP em asfixia acelerada e em rutura com o diretor Magina da SilvaContam-se espingardas na PSP e já começam a perfilar-se alguns candidatos para substituir o diretor nacional, Magina da Silva, que está a ser visto, cada vez mais, interna e externamente, como um incómodo. Entre os candidatos está Paula Peneda, comandante da PSP do Porto, que se tornou esta semana a primeira mulher superintendente chefe. Mas o regresso de um civil ao comando pode não estar excluído.
27/06/2022SIRESP: "Temos um júri totalmente independente e à prova de bala"A secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, é uma política experiente. Foi governadora civil do Porto e deputada entre 2009 e 2022. Herdou um dos mais problemáticos dossiers do MAI, o SIRESP, e é quem dá a cara pela organização do concurso público internacional.
23/06/2022"O SEF tem 23 bases de dados e a PJ não tem acesso a nenhuma"É a investigação criminal que fica em causa quando a informação não é partilhada rapidamente, alertou Luís Neves. Os chefes das polícias foram ouvidos no parlamento sobre a extinção do SEF. Todos estão preparados para receber as novas competências e inspetores, mas nada sabem em concreto sobre quando, quantos, em que condições e quem vai transitar.
22/06/2022Equipa especial torna-se Comissão e tem um ano para propor medidasOs ministros da Administração Interna, da Justiça, da Educação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde assinaram um despacho conjunto que cria a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta (CAIDJCV). Nos primeiros meses deste ano os homicídios e tentativas de assassinato a envolver gangues juvenis triplicaram.
20/06/2022SIRESP. MAI lança concurso público e reduz custo a metadeO MAI lançou, finalmente, o concurso público internacional para o novo contrato de fornecimento da rede SIRESP, que Eduardo Cabrita tinha falhado. O júri é presidido por Luís Correia, um reputado académico do IST. Se correr mal, há um "plano B".
13/06/2022SIRESP: "Um novo ajuste direto será incompetência sem paralelo"Deputado do PSD pelos Açores, Paulo Botelho Moniz acompanha há vários anos o processo SIRESP e a sua competência técnica - é engenheiro de eletrotécnico especialista em comunicações de emergência - não deixou margem para dúvidas aos líderes do seu partido para lhe irem renovando esta tutela no parlamento. Integrou o grupo de trabalho da ANACOM, na sequência dos incêndios de 2017, para propor medidas que melhorassem a rede SIRESP. É à prova de rasteiras técnicas e conhece o sistema melhor que ninguém.
12/06/2022"A violência na família é o caldeirão da delinquência"A socióloga Maria João Leote de Carvalho, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/FCSH, da Universidade Nova de Lisboa, faz uma análise da criminalidade juvenil com a sabedoria e experiência de quem tem 30 anos de investigação e intervenção no terreno. Um diagnóstico alarmante e algumas soluções.