Autores

Autarca de Pedrógão arrasa trabalho do MP e PJ: "Foi uma péssima investigação"

Na primeira sessão do julgamento sobre alegada burla na reconstrução das casas ardidas em Pedrógão Grande, o presidente da Câmara ficou em silêncio. Mas antes de entrar disse aos jornalistas que o aparato deste caso "foi mais aterrorizante do que os fogos". Aposentado da PJ, Valdemar Alves diz que os ex-companheiros (assim como o MP) fizeram "uma péssima investigação", e espera que agora se fala justiça. O julgamento começou em Pombal mas vai prosseguir na Batalha

Pedrogão. 28 arguidos respondem por crimes

O Tribunal de Leiria começa nesta segunda-feira o julgamento, numa sala de audiências instalada no auditório municipal de Pombal. São 28 arguidos e 20 advogados. No banco dos réus vão estar o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, o seu antigo vereador Bruno Gomes e alguns construtores e proprietários. O juiz Carlos Oliveira acredita que, ainda assim, a sala será insuficiente para as condições de trabalho exigidas, pelo que as próximas sessões podem realizar-se num auditório maior, na Batalha.

Leiria é "forte candidata" a capital europeia da Cultura

A ministra da coesão territorial defendeu esta sexta-feira Leiria como "uma forte candidata" a Capital Europeia da Cultura - que conta com 9 candidaturas portuguesas. Ana Abrunhosa acredita que é deste processo que resultará um território mais coeso, mesmo em tempo de pandemia. A candidatura de Leiria escolheu o ex-ministro Luís Castro Mendes para presidente do congresso, que encerra este sábado. E trouxe como convidado de honra o cardeal José Tolentino de Mendonça, que mais uma vez encantou a plateia com palavras.

Pedrógão. Os turistas que a covid-19 levou para o interior

PremiumNão há memória de um verão assim em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. Os números quase inexistentes de casos de covid-19 e as características do interior, a que se junta a moda da EN2 (que atravessa Pedrógão), tornaram a pandemia uma "janela de oportunidade". A brama dos veados e a época dos cogumelos estão a dar seguimento à procura, no outono. A este fenómeno junta-se um regresso às origens: há quem tenha trocado Lisboa pelas aldeias onde nasceram os pais e avós, e permaneça em teletrabalho, com vista para a serra.

Na única unidade de cuidados continuados para a demência

Tem o nome de Bento XVI e é a única unidade de cuidados continuados vocacionada para doentes com demência, onde se destaca a doença de Alzheimer. São cerca de 120 vagas que estão sempre lotadas. A maioria dos doentes chega da Grande Lisboa e quando termina o programa de reabilitação, não tem para onde voltar. Manuel Caldas de Almeida, diretor clínico e responsável da União das Misericórdias pela unidade, sonha agora com um Lar ou Residência que dê continuidade ao trabalho iniciado há sete anos.