Autores

A aplicação de Sílvia pode mudar vida dos cegos, mas falta um investidor

ExclusivoChama-se Avatag e é uma aplicação que permitirá aos cegos identificar produtos, detergentes, medicamentos e muitas outras coisas, através da leitura de símbolos com código, pelo telemóvel. O projeto de Sílvia Machado, que foi também ela afetada pela cegueira já em idade adulta, foi contemplado pelo programa Portugal Inovação Social, mas ainda não chegou ao mercado porque lhe falta um investidor que sustente 30% dos 140 mil euros necessários.

O retábulo imaginado por Almada Negreiros chega finalmente ao Mosteiro da Batalha

ExclusivoAlmada Negreiros acreditava e defendia que os icónicos Painéis de São Vicente eram destinados à parede norte da capela do fundador, no Mosteiro da Batalha. Usou a geometria para o provar, e é toda essa investigação (além de um conjunto de 15 painéis) que a partir deste domingo está em exposição, comissariada por Simão Palmeirim. O DN, que nos anos de 1960 publicou pela primeira vez essa teoria de Almada, através do jornalista António Valdemar, acompanhou a montagem desse momento histórico.

Pandemia trava especialização dos jovens médicos

ExclusivoHá milhares de jovens médicos que até ao final do mês vão fazer o exame cuja nota determinará o acesso à especialidade, num ano em que a esmagadora maioria ficou refém da covid-19. À exceção dos que querem dedicar-se à saúde pública, e tiveram a "sorte" de aprender com a pandemia aquilo que até agora só conheciam dos livros, aos restantes faltou contacto com a realidade de outras áreas. Neste ano há 1867 vagas para preencher, pelo que mais uma vez ficarão de fora quase tantos como no ano passado: 1100.