Autores

PAN "é fundamentalista", diz Rio. PSD ignora o ambiente, acusa André Silva

Como seria de esperar, as questões do ambiente e da proteção dos animais dominaram o debate entre Rui Rio e André Silva, na RTP, nesta noite de segunda-feira. O presidente social-democrata procurou desvalorizar o papel do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que acusou de ser "fundamentalista". O líder do PAN ripostou com a ideia de que o PSD é um partido do "século passado", e sem ideias para a crise ambiental.

"O CDS tem um discurso de esquerda que só pode dar num desaire eleitoral"

PremiumPedro Borges de Lemos, que lidera a corrente de opinião CDSXXI, que se diz alicerçada na democracia-cristã, afirma em entrevista ao DN que teme a "insolvência" do partido no pós-legislativas. Assunção Cristas não tem conseguido ter o talento de Paulo Portas para gerir as incoerências do seu discurso, garante o militante, muito crítico da atual direção. O que, frisa, tem afastado o eleitorado de direita.

Constitucionalistas criticam Marcelo por ignorar o TC

PremiumJá passaram mais de três anos de mandato e o Presidente da República ainda não mandou uma única lei para fiscalização do Tribunal Constitucional (TC). Constitucionalistas ouvidos pelo DN consideram que esta "atitude inédita" de Marcelo Rebelo de Sousa "desvaloriza" aquele órgão de soberania. No final desta legislatura, o diploma sobre a gestação de substituição é o último teste para saber se o inquilino de Belém dispensa mesmo o julgamento dos juízes do Palácio Ratton.