Autores

"Há uma espécie de felicidade na fronteira hispano-portuguesa"

A chefe da diplomacia espanhola conversou com o DN na semana da reabertura de fronteiras sobre a dor causada pela separação artificial imposta pela pandemia, a força dos laços económicos, também as posições comuns no âmbito da União Europeia. Sobre a gestão dos temas complexos como o caudal dos rios ou a proximidade da central nuclear de Almaraz do território português, Arancha González Laya fala de construir clima de confiança.

Europa seis meses nas mãos de Merkel, ou seja, bem entregue

Bem me disse o biógrafo da então candidata democrata-cristã a chanceler que Ângela Merkel era capaz de surpreender. E aconteceu logo naquelas eleições alemãs de 2005, que cobri para o DN, pois derrotou o social-democrata Gerhard Schröder e assumiu a liderança do país, posição em que se encontra até hoje, depois de mais três vitórias. Que seja a Alemanha, ou melhor ela, a encabeçar a reação europeia à crise gerada pela pandemia, é pois um sinal de esperança para todos.

Portugal tem as mais belas bibliotecas do mundo, uma delas sobre rodas

É estranho isto de as estatísticas afirmarem que os portugueses leem pouco e no entanto terem das mais belas bibliotecas do mundo. Digo isto depois de há dias ter visitado uma vez mais a Joanina em Coimbra e relembrando-me de como me impressionou o Real Gabinete Português de Leitura que os emigrantes construíram no Rio de Janeiro, mas também podia dizer isto porque a revista Vogue, na segunda-feira, publicou a sua escolha das "15 mais espetaculares bibliotecas do mundo". Na lista estão a Richelieu, em Paris, a do Congresso, em Washington, mas também a Joanina, a de Mafra e o Real Gabinete, ou seja três portuguesas!

"Covid na América Latina vai deixar mais pobreza e mais desigualdade"

Entrevista a Marcelo Moriconi, investigador do Centro de Estudos Internacionais do Iscte. Será um dos participantes no webinar que esta quinta-feira às 18 horas se realiza sobre o impacto da covid na América Latina junto com Andrés Malamud (ICS-ULisboa), Carmen Fonseca (IPRI-NOVA) e Filipe Vasconcelos Romão (UAL). A moderação é de Ana Mónica Fonseca (CEI-Iscte) . O evento faz parte de um ciclo organizado pelo Iscte e o DN e está aberto ao público em geral (inscreva-se aqui).

O orgulho de Goa em cantar o nosso hino e em dar-nos mais um ministro

Depois de no 10 de Junho ter visto a nossa embaixada em Nova Deli colocar no Facebook a goesa Nádia Rabelo a cantar o hino de Portugal, recebi no dia seguinte uma notícia do Herald, o jornal de Goa, a celebrar a nomeação de João Leão para ministro das Finanças. Motivo: as raízes goesas, com o Herald (que já foi O Heraldo) a sublinhar que, além do primeiro-ministro António Costa, já havia outro goês no governo português: Nelson de Souza, ministro do Planeamento.