29/08/2022"Em Portugal houve sempre pouco interesse em estudos científicos sobre a direita"Depois de um livro sobre o partido Chega, o investigador italiano Riccardo Marchi questiona a rejeição do populismo pela direita portuguesa.
22/08/2022África, Ásia e Tibete. Três livros de viagens inspiradoresPraticamente inexistentes há uns anos em Portugal, o género literário das viagens tem vindo a crescer. Algumas sugestões, ainda a tempo destas férias.
22/08/2022"Os brandos costumes não existiam por cá no início do século XIX"ExclusivoO século XIX português sempre assustou os historiadores nacionais, arredios na maior parte à sua investigação. Na literatura, a realidade não é diferente, contrariada por poucos autores. Domingos Amaral é, atualmente, uma das poucas exceções.
15/08/2022"Os lugares onde as pessoas vivem não devem ser parques temáticos"Onde é um livro bastante diferente do que é habitual no escritor José Luís Peixoto, com sonoridades de romances - ou de conto - e de viagens. Textos na maioria breves a partir de visitas a três localidades: Abrantes, Constância e Sardoal; de onde as descobre com outro olhar.
08/08/2022"A extrema-direita tem uma resposta muito simples: a culpa é do outro"A tradução de Tambores ao Longe surge no momento certo, quando a extrema-direita está a eleger deputados para os parlamentos europeus e o seu radicalismo e populismo dominam em grande parte a narrativa política de um tempo em que as redes sociais e uma imprensa cada vez mais debilitada não destrinçam as fake news da verdade nem valorizam a importância da democracia. Outras novidades: As Figuras Excêntricas de Fátima Mariano, Como a esfinge perdeu o nariz de Inês Torres e Dante de Luís Louro.
01/08/2022"A literatura está cheia de fracassos de autores que aparecem na televisão"É o típico livro de férias! Tudo acontece num condomínio de luxo e a ação passa de um casal para outro, abrindo as janelas das vidas escondidas que estes levam nas residências reservadas apenas para alguns. No entanto, as histórias daquelas personagens não diferem assim tanto das das restantes pessoas, mesmo que fora de vista e protegidas pelos muros que isolam os ricos das ruas.
25/07/2022Sete destinos literários para um mundo a ir de fériasTambém se podem escolher os livros para levar nas férias em função da geografia dos autores, mesmo que esse fator não seja fundamental para a satisfação do leitor. Começar por um romance sobre uma paixão radical de uma portuguesa em Cuba e terminar no deslumbramento de um italiano perante o odor da Índia são o princípio e o fim desta lista. Afinal, é o livro que manda no leitor.
18/07/2022O crime ao virar da esquina: cinco policiais para as fériasO que ler na praia... grandes romances? Não os há assim tantos, apesar da imensa edição a que se assiste, portanto nada melhor do que embalar os tempos livres de verão com alguns dos bons policiais que têm sido publicados nos últimos tempos.
11/07/2022"Queriam falar comigo porque era princesa, agora é por causa deste livro"A Duquesa de York já publicou sete dezenas de livros, a maior parte para o público infantojuvenil. Desta vez, lançou-se na aventura de escrever um romance que retrata uma antepassada, Margaret, que tem muito a ver com Sarah Ferguson.
04/07/2022"Os árabes de Lisboa e de Portugal sempre estiveram por aqui"O terceiro volume com que Sérgio Luís de Carvalho vem fazendo a história da capital portuguesa é dedicado à presença árabe em Lisboa: "Uma viagem maravilhosa por um legado com mais de mil anos de história". Outras novidades: Afropeu de Johny Pitts e Oh, William! de Elizabeth Strout
27/06/2022"A obra de Eça ou de Pessoa resulta de milhares de leituras"ExclusivoInesperado. É o que se pode desde já afirmar do romance Baiôa sem data para morrer, do mais recente autor a chegar à "praia" da literatura: Rui Couceiro. Inesperado também porque sendo editor, pertence a uma classe profissional de onde desde sempre pouco se espera quando se substituem aos escritores que publicam. Inesperado ainda porque a primeira obra tem história e fôlego para atingir as 447 páginas e não desilude.
20/06/2022Fernando Aramburu: "A democracia é um engano"O escritor espanhol mais bem sucedido deste século, o autor do romance Pátria, que vendeu mais de um milhão de exemplares só no seu país, duvida que "alguma vez exista um paraíso social sobre a Terra". O seu livro mais recente, O Regresso dos Andorinhões, é um corte tão radical com o anterior que assusta o leitor que vai à espera de mais do mesmo.
13/06/2022Siríaco: o "freak" que espantou DarwinExclusivo"Esta é a história da improvável amizade entre o jovem Charles Darwin e Siríaco, um velho negro e ex-escravo que sofre de vitiligo." É assim que o romance de Joaquim Arena é apresentado, mas do qual se deve dizer que é a mais corajosa invenção literária que a narrativa entre o real e a ficção permite.
06/06/2022Fukuyama: "A China é uma ameaça maior do que a Rússia"Os romances já não têm a força de há uns anos e é a não-ficção que mais seduz os leitores portugueses. Prova dessa nova realidade é o mais recente ensaio de Francis Fukuyama, o autor que "previu" o fim da História e acaba de lançar Liberalismo e Seus Descontentes. Em menos de duas semanas já tem uma segunda edição.
31/05/2022"Fui obrigado a refletir sobre a deceção de um pai em relação ao filho"ExclusivoO até há pouco desconhecido autor francês Laurent Petitmangin enviou ao editor da La Manufacture de Livres dois originais. O primeiro a ser publicado transformou-se num sucesso inesperado, tendo recebido o Prémio Stanislas para o melhor romance de estreia, entre outros galardões, e destacou-o como um dos melhores romances da rentrée literária de 2020. A história da relação de um pai e de um filho seduziu os leitores de uma forma impiedosa. Outras novidades: William Dalrymple, Arthur Koestler e história do 25 de Abril.
23/05/2022Uma espécie de monsieur Bovary por Michel Houellebecq…O escritor francês não pode dizer como Flaubert perante o tribunal "Emma Bovary sou eu" porque não escreveu o romance que inaugura uma nova época. Até poderia ser julgado pelo que já contou em romances anteriores, mas desta vez suaviza tudo: a praga do islão, a sedução da extrema-direita, os episódios de voyeurismo característicos da sua narrativa, a estupidez de certos personagens e a demência de outros, bem como o escárnio que destila sobre a França contemporânea. Aniquilação é uma história bem comportada e onde só os terroristas virtuais surpreendem.
16/05/2022Eis a mítica biografia de Fernando Pessoa por Richard ZenithFinalmente, a segunda biografia do poeta Fernando Pessoa. Após a de João Gaspar Simões, Vida e obra de Fernando Pessoa: história duma geração, publicada em 1950, chega esta semana às livrarias a gigantesca investigação de Richard Zenith, com 1183 páginas. Pessoa - Uma Biografia foi já publicada nos Estados Unidos no ano passado e esteve entre os livros finalistas do Prémio Pulitzer.
10/05/2022 A justiça pós-Trump desvendada pela candidata Stacey AbramsChega às livrarias esta quarta-feira o thriller da autora norte-americana Stacey Abrams Enquanto a Justiça Dorme, a também candidata democrata a governadora da Geórgia e que há mais de uma década é uma das representantes eleitas por este estado, além de ser uma das grandes responsáveis pela defesa dos direitos das mulheres negras. Com um percurso universitário pelas universidades do Texas e de Yale, tem mantido uma atividade política e na sociedade civil que lhe valeu a indicação para o Prémio Nobel da Paz.