11/01/2021Os livros da semana: Ana Teresa Pereira, George Orwell e Fareed Zakaria ExclusivoO novo livro de Ana Teresa Pereira saiu nas vésperas do Natal, mas é de ler imediatamente. George Orwell tem uma 'chuva' de 1984 e de A Quinta dos Animais, enquanto Fareed Zakaria antecipa o pós-pandemia.
10/01/2021Seis olhares indiscretos desmitificam o século XX portuguêsExclusivoVinte anos após o início do novo milénio já se pode e deve reinterpretar o sistema social, político, cultural e económico, vivido hoje tendo em conta a grande influência do século passado - à qual é impossível escapar.
04/01/2021"O ensino online melhorou a assiduidade dos alunos às aulas" ExclusivoÉ dos poucos portugueses que podem afirmar "a pandemia não me trouxe alterações no quotidiano" e que "o distanciamento social condiz perfeitamente com a minha personalidade". Após publicar uma gramática e um manual de latim, seguir-se-á o novo volume da Bíblia.
03/01/2021Astérix e Obélix terão novo álbum em outubro. Veja a primeira pranchaA cada dois anos sai uma nova aventura de Astérix, a mais bem-sucedida e que vende cinco milhões de exemplares. Alterna um cenário na aldeia gaulesa com uma viagem, e desta vez é para bem longe. O DN revela em exclusivo algumas pistas do novo álbum.
27/12/2020"Salazar recorreu à propaganda cinematográfica como Hitler e Mussolini" Nem sempre o cinema teve como objetivo o entretenimento e a investigação recém-publicada, Projectar a Ordem, sobre a produção e a exibição de filmes de propagada ideológica até aos confins de Portugal, confirma detalhadamente o que impulsionou esta atividade em Portugal.
23/12/202021 apostas literárias para 2021 As editoras que revelaram ao DN os seus lançamentos permitem adivinhar uma série de livros que ao longo do próximo ano devem levar muitos leitores de regresso às livrarias. Há géneros para todos os gostos, mas o romance que inspirou a série Gambito de Dama vai fazer xeque-mate pela certa. Tal como o próximo thriller de Paula Hawkins.
17/12/2020"Passei metade da vida a estudar a perseguição aos judeus na Europa"Tudo começa no romance com um tiro que uma jovem judia ouve ser disparado durante a madrugada. Está-se em Pitigliano, uma terra da Toscana conhecida como A Pequena Jerusalém em que o segundo maior conflito da história do século passado vai alterar as vidas de todos.
13/12/2020"Chocou-me este coro unânime na morte de Eduardo Lourenço"ExclusivoOito meses após ter publicado O Olhar do Outro, uma visão sobre Portugal de visitantes estrangeiros a partir do século XVIII, Maria Filomena Mónica lança agora O Meu País, a sua opinião sobre a "nação", em contraponto com a de figuras nacionais que nos têm pensado. Dois livros gémeos.
05/12/2020"Disparate acharem que a inteligência vem do cérebro"Vinte e seis anos após O Erro de Descartes, António Damásio tem um novo livro, em que nega a frase do evangelho "no início foi o verbo". Sobre a pandemia, alerta: "O grande problema da velocidade a que se pode criar uma vacina é ter a garantia de que não se transformará num problema ainda maior."
01/12/2020Morreu o filósofo que procurou Portugal no seu labirintoNasceu em São Pedro de Rio Seco em 1923, estudou na Universidade de Coimbra e fez a maior parte da carreira no estrangeiro. O regresso a Portugal confirmou-o como uma das vozes mais sábias sobre a nossa realidade. Morreu nesta terça-feira aos 97 anos.
29/11/2020Contra um Sá Carneiro pop. A biografia completa de uma vida incompletaA biografia de Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro levou três décadas a ser escrita em definitivo, mesmo que entretanto algumas aproximações fossem feitas. Só em outubro de 2010 é que a primeira edição da obra (editora A Esfera dos Livros) desvendou o homem e o político em todos os pormenores, como o de ter sabido que a Revolução de Abril estava na rua durante o duche matinal.
28/11/2020Sá Carneiro "poderia vir a ser Presidente da República"Em entrevista, Marcelo Rebelo de Sousa considera que se Sá Carneiro perdesse as eleições "iria combater para a Assembleia da República" e até "poderia vir a ser Presidente da República". Ressalva que "é impossível fazer a prova" mas "teria, sempre, um protagonismo determinante e duradouro na vida política portuguesa". Sá Carneiro morreu a 4 de dezembro de 1980.
23/11/2020Um dos grandes romances do ano já foi escrito e chama-se 'Tropel'ExclusivoEm 2011, Manuel Jorge Marmelo publicou o premiado Uma Mentira Mil Vezes Repetida. Tal como esse título confirma uma máxima, o seu novo romance, Tropel, desvenda um cenário de injustiça que não é falsa, além de ser repetida à exaustão e a que ninguém dá importância: a caça ao homem.
21/11/2020"Assistimos à desconstrução da democracia"ExclusivoEm três dezenas de páginas, o poema intitulado Quando faz um primeiro exame da opressão vivida devido à pandemia enquanto questiona os modelos políticos, económicos e sociais que a História arquivou na categoria de falhanços.
14/11/2020"Grande parte da Igreja Católica foi conivente com a ditadura"O novo romance do escritor moçambicano pode ser resumido numa das respostas da entrevista: "A memória é sempre uma escolha. Em Moçambique vivemos uma história em que tudo parece ainda recente. Ainda não aprendemos a apagar os nossos esquecimentos." Uma narrativa onde se recorda um tempo desde a presença colonial ao trágico ciclone Idai.
13/11/2020Delfim de Salazar, "implacável nas críticas sobre a submissão a Espanha"Que Marcello Caetano era o autoproclamado delfim de Salazar é um facto conhecido, mas a exaustiva biografia do historiador Fernando Martins sobre Pedro Theotónio Pereira revela quem o ditador preferia.
09/11/2020Republicanos divididos sobre reação de TrumpA lista de americanos que pedem bom senso a Donald Trump na reação à derrota eleitoral é cada vez maior, mas ninguém faz uma previsão sobre os termos do próximo discurso.
07/11/2020Kamala Harris: a vice que poderá ser a primeira mulher presidente dos EUA Quem é Kamala Harris? Uma pergunta que será respondida na íntegra nos próximos meses, apesar do lugar secundaríssimo que a vice-presidência costuma ter nos Estados Unidos. Um cargo que, no entanto, já levou vários vices a tornarem-se presidentes.